FipeZap: Preço médio de imóveis comerciais cai 0,09% em junho

O preço médio de venda de salas e conjuntos comerciais com até 200 metros quadrados caiu 0,09% em junho ante maio, ao mesmo tempo em que o valor médio de locação desses imóveis cresceu 0,11%, segundo o Índice FipeZap.

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No entanto, a variação mostrada pelo Índice FipeZap, tanto no preço de venda como no valor de  aluguel de imóveis comerciais, foi menor do que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pelo Índice Geral de preços de mercado (IGP-M).

Além disso, o desempenho do preço médio de venda de imóveis comerciais em junho foi puxado pelos resultados de

  • Florianópolis, que registrou uma queda de 1,32%
  • Belho Horizonte, com um recuo de 0,80%
  • Rio de Janeiro, que mostrou uma queda de 0,41%

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Por outro lado, o desempenho positivo do preço médio de locação comercial foi graças aos resultados de

  • Rio de Janeiro, que mostrou um salto de 0,40%
  • São Paulo, que apresentou uma alta de 0,30%
  • Campinas, com avanço de 0,14%.

No mês passado, o valor médio de venda do metro quadrado de imóveis comercias ficou em R$ 8.396,00, enquanto o preço para aluguel ficou próximo a R$ 37,35.

Segundo o FipeZap, “entre todas as 10 cidades monitoradas pelo Índice FipeZap Comercial, a cidade de São Paulo se destacou com o maior valor médio tanto para venda de salas e conjuntos comerciais de até 200 m² (R$ 9.634/m2), quanto para locação de imóveis do mesmo segmento (R$ 44,42/m2).”

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Índice FipeZap de venda comercial cai 0,16% no semestre

Já em relação ao acumulado do primeiro semestre desse ano, o Índice FipeZap de Venda Comercial caiu 0,16% nominalmente, ao mesmo tempo em que o Índice de Locação avançou 0,91%.

Assim como o resultado de junho, ambas as variações foram menores do que a inflação apurada pelo IPCA e pelo IGP-M.

Além disso, o indicador mostra que no acumulado dos últimos 12 meses, o preço médio de venda de salas comercias caiu 1,21% e o preço de aluguel caiu 0,36%.

Vale destacar que o índice FipeZap de venda e locação comercial é desenvolvido em parceria entre a Fipe e o ZAP+, e tem como objetivo acompanhar o o preço médio de salas e conjuntos comerciais de até 200 metros quadrados em dez cidades brasileiras, com base em anúncios da Internet.

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Laura Moutinho

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