Fundos Imobiliários: Suno Research desenvolve índices para o mercado de FIIs

A casa de análises financeira Suno Research está desenvolvendo uma família de índices para Fundos de Investimento Imobiliário (FII). O anúncio foi feito pelo fundador da empresa, Tiago Reis, nesta quarta-feira (20). A Suno pretende aproveitar o aumento expressivo de investidores dessa modalidade para criar referências no mercado.

A Suno Research é focada em investidores pessoa física, mas vê demanda por informação para o setor de FIIs como um todo, incluindo investidores profissionais. A data para a divulgação do formato e da composição dos índices de FIIs ainda não foi divulgada.

A elaboração da fórmula dos índices de Fundo de Investimento Imobiliário ficará a cargo da equipe de análise de investimentos imobiliários da empresa. Para o fundador e analista-chefe da Suno, Tiago Reis, o expertise da empresa em FII é um fator importante para o projeto.

“Conhecemos a indústria de fundos imobiliários como ninguém. E uma empresa como a nossa tem condições de fazer trazer o que há mais moderno no mundo em tecnologia de desenvolvimentos de índices”, explica Reis.

ANÚNCIO IMPORTANTE!

O crescimento da indústria de FII demanda índices mais representativos. A Suno Research está na fase final desenvolvimento de uma moderna família de índices para referência de alocação para investidores de todos os perfis. Novidades em breve!

— Tiago Guitián Reis (@Tiagogreis) May 20, 2020

No mercado, há atualmente uma grande diferença entre a informação disponível para investidores em ações em relação aos de FIIs. Enquanto os primeiros contam com vários índices setoriais e temáticos, além do Ibovespa, o setor de fundos imobiliários só tem o IFIX, da B3, como referência.

Para o vice-presidente de pesquisa de fundo imobiliários da Suno, Marcos Baroni, índices são importantes no mercado de FIIs porque servem como referência para o desempenho das carteiras. “Todo índice funciona como uma referência para o investidor saber se está conseguindo investir com a mesma eficiência daquilo que o índice tem como base. O padrão do mercado é o CDI, mas ele é muito geral. No mercado de FIIs, só existe o IFIX”, explica.

Segundo Reis, a Suno Research trabalha em uma fórmula que seja, ao mesmo tempo, representativa do mercado e simples de entender. “Queremos um índice que se 10 pessoas fizerem o cálculo, essas 10 pessoas consigam chegar ao mesmo resultado. Vamos dar transparência total para o cálculo”.

O número de investidores em FIIs passou de cerca de 200.000 no início de 2019 para 792.229 em março deste ano, segundo dados da B3. A modalidade se beneficiou do aumento de investidores em renda variável na bolsa, impulsionado pela taxa Selic no menor nível da história. Por apresentarem volatilidade menor que outros ativos, têm atraído a atenção de iniciantes no mercado financeiro.

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião