Fiat Chrysler apresenta projeto de fusão à Renault

Nesta segunda-feira (27), a montadora Fiat Chrysler, apresentou proposta de fusão à Renault. Essa fusão poderá criar a terceira maior montadora do mundo.

De acordo com a proposta o principal objetivo entre a Fiat e a Renault seria a união de forças para lidar com as dificuldades estruturais que o mercado global de automotivos deve vir a encarar.

Além disso, consta no acordo que o novo grupo teria a metade dos acionistas de ambas as empresas. Ademais, em comunicado a Fiat afirmou que as ações seriam cotadas em Nova York e em Milão.

Logo após, a Renault se manifestou afirmando que seu conselho administrativo estudará a proposta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Terceira maior montadora

Conforme a Fiat o “amplo e complementar portfólio das duas marcas forneceria uma cobertura completa do mercado, do luxo ao ‘mainstream”.

É conhecido como mainstream um conceito que expressa uma tendência ou moda principal dominante.

O resultado em vendas anuais seria de 8,7 milhões de veículos, o que geraria 5 bilhões de euros. Esse acordo fundirias as duas montadoras sob uma holding holandesa. Depois do pagamento de um dividendo de 2,5 bilhões de euros (R$ 11 bilhões) aos acionistas da Fiat, cada grupo receberia metade da entidade combinada em novas ações.

Saiba Mais: FIAT anuncia investimento de R$ 8,5 bilhões em MG

Atualmente, o Grupo Volkswagen é a maior montadora de automóveis do mundo em volume de vendas. O grupo é composto pelas marcas Volkswagen, Audi, Soda, Seat, Bugatti, Lamborghini, Bentley e Porsche.

Já em segundo lugar se encontra a Aliança Renault-Nissan que é composto pela Nissan, Renault, Mitsubishi, Dacia, Lada, Infiniti, Datsun, Samsung, CMC e ZNA.

E em terceiro se encontra a Toyota Motor Corporation, que reúne as marcas Toyota, Daihatsu e Lexus.

Os dados foram revelados ano passado pela consultoria Focus2Move com informações coletadas em outubro de 2018. Em vendas o total dessas empresas foi:

  1. Volkswagen: 10.830.625;
  2. Toyota: 10.520.655;
  3. Renault-Nissan-Mitsubishi: 10.360.992.

A Fiat se encontra em oitavo lugar com o número total de 4.076.413 em vendas.

França favorável a fusão

Nesta segunda-feira a porta-voz da França, Sibeth Ndiaye, declarou que o país é favorável à proposta de fusão entre a Fiat e a Renault.

De acordo com Ndiaye, o governo é a favor do acordo, mas tem de “olhar as condições nas quais o acordo será feito.” Além disso, completou dizendo que “esta é uma discussão que teremos, também como acionistas da Renault, com a companhia.”

Saiba Mais: Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi deve mudar, diz ministro francês

O governo da frança é o principal acionista da Renault, com uma participação de 15% da montadora.

De acordo com a Fiat, essa fusão não levará ao fechamento de fábricas.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião