Ícone do site Suno Notícias

Fed mantém taxas de juros dos Estados Unidos inalteradas

Fed prevê que economia precisa de maior suporte governamental

Fed prevê que economia precisa de maior suporte governamental

O Banco Central norte-americano, Federal Reserve (Fed), decidiu manter inalteradas as taxas de juros dos Estados Unidos, após uma reunião de política monetária realizada nesta quarta-feira (11). Dessa forma, a taxa básica permanece no intervalo de  1,5% e 1,75%.

Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos

A inalteração acontece após três cortes consecutivos realizados pelo Fed no ano. Na última reunião, o intervalo era de 1,75% a 2%, antes da decisão do corte ser feita. A decisão foi tomada por membros do comitê de política monetária do Banco Central dos EUA

Desta vez, o Fed não foi tão pressionado por outras autoridades, como o presidente Donald Trump, por conta dos resultados recentes da economia norte-americana. O desemprego registrou baixa, a inflação está fraca e a economia dos EUA cresce em um ritmo próximo aos 2% com chances mínimas de recessão.

Trump e Fed

Desde o ano passado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, critica o Federal Reserve por tomar medidas erradas, na opinião do mandatário. Neste ano, o Fed cortou a taxa de juros três vezes, sendo a última em outubro.

Veja também: Fed injeta US$ 103,65 bi no sistema financeiro dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, tiveram um encontro ao final de novembro. A reunião foi divulgada em um comunicado do Fed à imprensa. Além disso, Trump declarou através do Twitter que a conversa foi “boa e cordial”, o que é um contraste em relação a críticas anteriores do presidente norte-americano.

Federal Reserve já avaliava um possível ‘pouso’ nas taxas de juros

Na última reunião, o Fed afirmou que continuaria “monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas, ao avaliar o caminho apropriado da faixa alvo para a taxa de fundos federais”.

Em novembro, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que os EUA precisava ser colocado em um caminho sustentável, em relação a sua economia. “Colocar o orçamento federal em um caminho sustentável ajudaria o vigor da economia dos EUA a longo prazo e ajudaria a garantir que os formuladores de políticas tenham espaço para usar a política fiscal para ajudar a estabilizar a economia se ela enfraquecer”, disse Powell.

Sair da versão mobile