Fed conhece a História e não deixará inflação ficar alta demais, diz Powell

De acordo com o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, deve haver pressão de preços nos Estados Unidos quando a economia reabrir, no entanto que qualquer alta de inflação no curto prazo será transitória. Powell participou hoje de um evento virtual organizado pelo Wall Street Journal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Estamos bem cientes da História da inflação alta demais, não permitiremos que isso ocorra”, disse o presidente do Fed durante o evento online.

Além disso, Powell reforçou que o aumento dos preços que resultará do avanço da vacinação contra a covid-19 provavelmente será “um movimento só”.  Ao falar sobre as pressões desinflacionárias, que por sua vez, não desaparecerão tão rápido, o dirigente apontou que “os EUA têm tido inflação baixa por décadas”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O presidente do Federal Reserve ainda confirmou que a autoridade monetária está comprometida em cumprir as metas de emprego e de inflação. Nesse sentido, ele explicou que “queremos que as expectativas de inflação estejam ancoradas em 2%”.

Volatilidade no mercado de Treasuries chama atenção do Fed

Também durante o evento, o Powell destacou que a recente volatilidade no mercado de Treasuries chamou sua atenção “notavelmente”.

O mercado esperava uma manifestação do dirigente em relação a inclinação da curva de juros americana. Powell disse que o movimento era resultado da melhora das perspectivas para a economia dos EUA.

Além de Powell, neste semana, a diretora Lael Brainard também afirmou que a alta nos rendimentos dos títulos havia chamado sua atenção.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Como mostrou o Broadcast, a alta recente nos juros de longo prazo no mundo, impulsionada pelo aumento das expectativas inflacionárias, mostrou uma divergência entre o mercado e os principais bancos centrais.

A comunicação do Fed entrou em evidência após dirigentes da instituição minimizarem os riscos de disparada dos preços, que poderiam derivar dos estímulos fiscais e monetários sem precedentes nos EUA.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião