Relatório do Fed indica que economia dos EUA “contraiu-se bruscamente”

O Federal Reserve (Fed), Banco Central (BC) dos Estados Unidos, informou nesta quarta-feira (15) que o país entrou em uma crise profunda nas últimas semanas, em função dos esforços para conter o novo coronavírus.

A atividade econômica “contraiu-se bruscamente e abruptamente”, resultando da diminuição de salários e no aumento nos dados de desemprego. As informações foram divulgadas no relatório periódico do Fed, conhecido como “Livro Bege”.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.

Os Estados Unidos são, neste momento, o epicentro da pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, as medidas para mitigar os impactos da covid-19 forçaram as empresas a fechar as portas e realizar demissões em massa em todo o país.

Saiba mais: Fed diz ter ferramentas para manter economia dos EUA livre da deflação

Essa edição do relatório contemplou dados referentes até o dia 6 de abril, quando as medidas de desligamento já estavam em vigor durante várias semanas em várias regiões estadunidenses. As companhias informaram que a expectativa era de que as condições piorem no curto-prazo. Nesse sentido, as empresas projetavam mais cortes de empregos no futuro próximo.

Fed indica situação da empresas durante pandemia

À medida que a demanda diminuía, algumas empresas registraram preços mais fracos em certas categorias do setor. Por outro lado, determinadas companhias, como produtores de alimentos e de suprimentos médicos, observaram um crescimento na demanda pelos produtos. Entretanto, tiveram de enfrentar atrasos na produção, assim como dificuldades na cadeia de suprimentos, em consequência das ações contra a pandemia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

No mesmo sentido, os credores relataram aumento na demanda de crédito de empresas que procuravam empréstimos para financiar suas dívidas. Da mesma forma, observou-se uma alta na procura de crédito por família que desejavam refinanciar suas hipotecas.

O Livro Bege do Fed aponta para o cenário de economia que está parando, após forte período de crescimento. Segundo o relatório, a cidade da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, uma rede de restaurantes dispensou 700 empregados, sem remuneração ou benefícios. “Outro perdeu 90% de suas vendas habituais da noite para o dia”, informa a autoridade monetária americana.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião