Fed corta juros dos Estados Unidos pela primeira vez em 2025

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou na tarde desta quarta-feira (17) o corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros do país. Com a decisão, os juros nos EUA passam a operar no intervalo de 4% a 4,25% ao ano.

Este é o primeiro corte nos juros após nove meses, período em que o Federal Reserve manteve a taxa estável por seis reuniões consecutivas. A última redução havia sido em dezembro de 2024, quando a taxa passou para o patamar de 4,25% a 4,50% ao ano.

A decisão do Federal Reserve não foi unânime. Um dos integrantes do Fomc (Federal Open Market Committee) defendeu um corte maior, de 0,50 ponto percentual. Ainda assim, a redução de 0,25 p.p. já era amplamente esperada pelo mercado.

A redução ocorre após forte pressão do presidente norte-americano, Donald Trump, para um corte de juros no país.

Fed aponta preocupações com economia e inflação

Em comunicado, o Fed destacou que a criação de vagas de trabalho vem desacelerando, ao mesmo tempo em que a taxa de desemprego registrou leve alta, embora permaneça baixa em termos históricos. O órgão também ressaltou que a inflação segue em nível relativamente elevado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

De acordo com Thiago Calestine, economista e sócio da Dom Investimentos, o movimento de redução de juros acontece ao considerar dados de inflação e de desemprego recentes.

“Fica claro que tomaram essa decisão, pelos modelos macro que eles utilizam, principalmente, com o objetivo de proteger o nível de pleno emprego da economia americana. Inclusive, o desemprego lá está subindo. Então, para frear um pouco esse arrefecimento do mercado de trabalho por lá, já era esperado um alívio de 25 bps na taxa de juros norte-americana à vista”, explica ele.

Instituições financeiras como Morgan Stanley e Deutsche Bank já revisaram suas projeções e agora esperam novas reduções ao longo das últimas reuniões de 2025. No mercado, há expectativa de que o Fed Funds seja reduzido em até três cortes adicionais até dezembro.

Além da decisão do Fed, o Comitê de Política Monetária (Copom) também se reúne nesta quarta-feira para decidir sobre a Selic, atualmente em 15% ao ano. Ao contrário do cenário norte-americano, a expectativa é que os juros sejam mantidos no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião