Ex-funcionária do Facebook (FBOK34) denuncia manipulação de audiência e omissão de relatórios a investidores à SEC

Segundo Frances Haugen, ex-gerente de produtos do Facebook (FKOB34), a big tech tem violado as leis de segurança dos Estados Unidos ao manipular audiência e omitir relatórios a investidores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

As acusações feitas ao Facebook foram formalizadas em denúncia à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).

A queixa sobre o alcance da plataforma afirma que, “por anos, o Facebook deturpou as principais métricas para investidores e anunciantes, incluindo a quantidade de conteúdo produzido em suas plataformas e o crescimento de usuários individuais”, especialmente em “faixas demográficas de alto valor”, como a de adolescentes americanos.

“Ao exibir muitos anúncios a usuários pelos quais os anunciantes não almejavam pagar, o Facebook cobrava a mais dos anunciantes em enorme escala“, destaca a denúncia.

A equipe jurídica de Haugen aponta que registros internos do Facebook mostram que mais de 15% das novas contas criadas por adolescentes são secundárias ou duplicadas. Dessa forma, o uso do Facebook entre jovens adultos de 18 a 24 anos “continua em declínio”, em especial em países com a economia mais desenvolvida, e tais usuários passaram a “ficar menos tempo, produzir menos e enviar menos mensagens” na plataforma, comparado a pessoas com mais de 30 anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Apesar de na pandemia da covid-19 o uso de redes sociais e aplicativos terem aumentado, a denúncia diz que a queda no número de usuários jovens continuou mesmo durante a crise sanitária. “Durante a covid, todas as faixas do Facebook subiram, exceto a de 23 [anos] ou menos, que continuou em declínio”. A mudança, segundo o relatório, persiste desde 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

As novas acusações de que o Facebook “deturpou” suas métricas de “alcance e frequência” formam uma das oito reclamações apresentadas à SEC.

Facebook teve quedas e falhas internas logo antes da denúncia

Em cartas à comissão escritas pela Whistleblower Aid, uma organização legal sem fins lucrativos que se identificou como representante de Haugen, o Facebook também foi acusado de deixar de tomar medidas contra o extremismo, discurso de incitação ao ódio, tráfico humano e violência étnica em seus aplicativos, incluindo o Instagram.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Na esteira das acusações, o Facebook apresentou, na segunda-feira, 4, uma pane de seus sistemas por uma falha interna. Apesar de os serviços terem ficado fora do ar por mais de seis horas, a plataforma informou que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião