Expectativa de inflação dos consumidores tem leve alta em maio, diz FGV

A expectativa dos consumidores brasileiros para a inflação nos próximos 12 meses subiu de 5,3% para 5,4%. O resultado é referente ao mês de maio e foi divulgado nesta quarta-feira (22) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No acumulado de março, abril e maio, a alta é de 0,5%.

Atualmente, 68,4% da população projeta uma inflação acima da meta definida pelo governo para 2019, que é de 4,25%. Desse modo, o percentual aumentou em relação ao registrado em abril, isso porque no mês passado o valor era de 60,1%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Desde que a meta da inflação para este ano foi definida, a projeção dos consumidores sobre o índice já aumentou 12%. Na contrapartida, o número de consumidores que projetam um índice abaixo do limite da meta oficial caiu. Em abril eram 4%, agora, porém, são 2,9%. Esse é o menor percentual registrado em 2019. O limite inferior da inflação definido pelo governo é de 2,75%.

Saiba Mais: Boletim Focus: previsão de crescimento do PIB cai para 1,24%; inflação sobe

“O aumento da expectativa de inflação para os próximos meses se origina em parte na percepção do aumento conjuntural de preços mas também na queda da confiança, influenciada pelo forte aumento da incerteza econômica. Apesar disso, os números ainda são bastante moderados, compatíveis com uma inflação oficial na meta”, disse Viviane Seda Bittencourt, coordenadora do levantamento.

Inflação por faixa de renda

Na análise por faixa de renda, apenas as famílias com ganho mensal de até R$ 2.100 não tiveram aumento na expectativa. Normalmente, as estimativas deste grupo para o índice já é maior do que os outros. Assim, a porcentagem permaneceu em 6,1%, mesmo resultado de abril.

Por sua vez, nas famílias com renda mensal acima de R$ 9.600 o aumento da expectativa do índice foi de 0,2%. Assim, os números passaram de 4,5% em abril para 4,7% e maio.

Saiba Mais: IGP-10: inflação medida pelo índice registra alta de 0,7% em maio

No último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (20), o Banco Central aumentou a projeção para a inflação de 2019. Assim, a expectativa para o índice passou de 4,04% para 4,07%. Apesar da alta, os números continuam dentro da meta oficial definida pelo governo.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião