Evergrande faliu? Entenda o que a gigante chinesa decidiu nesta quinta (17)

A Evergrande, gigante do mercado imobiliário chinês, entrou com um pedido de proteção judicial na corte de falências de Manhattan, em Nova York, nesta quinta-feira (15).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O pedido da Evergrande é conhecido como “Chapter 15” e trata-se de uma proteção contra falências, destinada a lidar com proteções judiciais de empresas internacionais.

O pedido faz jus às reestruturações da empresa, em Hong Kong e nas Ilhas Cayman.

Uma subsidiária da companhia, a Tianji Holdings, também pediu pelo Chapter 15 nesta quinta (17) na mesma corte.

O pedido de Evergrande ocorre em meio a temores crescentes de que os problemas no setor imobiliário da China possam se espalhar para outras partes da economia.

A situação atual do país, inclusive, motivou reunião de responsáveis por políticas econômicas e derrubou a cotação do minério de ferro nos últimos dias, à medida que os indicadores mostram deflação e crescimento econômico abaixo do esperado.

Desde que a crise da dívida do setor se desenrolou em meados de 2021, as empresas responsáveis por 40% das vendas de casas chinesas entraram em default.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A Evergrande, aliás, foi uma das companhias que motivaram retração dos mercados globais – a chinesa chegou a causar pânico. Apesar disso, a crise não causou contaminação do sistema financeiro nem foi espalhada por mercados globais.

Evergrande se esforça para ganhar fôlego

A Evergrande se esforça há meses para concluir um plano de reestruturação de dívida offshore, e já em meados de abril alegou não ter o suporte necessário de seus credores.

Em julho, os tribunais autorizaram a gigante da China a realizar votações sobre o acordo – em reuniões que devem acontecer somente no fim de agosto.

A companhia sofre dificuldades financeiras desde meados de 2021, quando teve default de um título em dólar e deixou de pagar dívidas, após meses com rumores sobre problemas financeiros.

A Evergrande é o ‘símbolo’ da crise imobiliária chinesa, que já afetou outras grandes empresas do segmento, incluindo a Shimao, por exemplo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião