EUA: Governo recorre de decisão que impede proibição do app chinês TikTok

O Departamento de Justiça dos EUA informou nesta sexta-feira (13) ter recorrido da decisão de uma juíza da Pensilvânia que impedia o governo de impor restrições ao aplicativo chinês TikTok. A informação foi divulgada pela agência Reuters.

A medida solicitada por Donald Trump, que estava prevista para entrar em vigor na última quinta-feira (12), determinava a proibição do TikTok nos EUA, desta forma, o aplicativo não poderia ser baixado ou atualizado no território norte-americano enquanto sua operação local não fosse administrada por empresas do país.

Além do TikTok, o presidente dos Estados Unidos também tentou proibir o aplicativo chinês WeChat.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No dia 1 de agosto deste ano, Trump informou: “Em relação ao TikTok, vamos proibi-lo nos Estados Unidos”.

Além das preocupações de que o TikTok pudesse coletar dados sobre os americanos, as autoridades de Washington estão preocupadas com o fato do aplicativo ser usado para espalhar propaganda chinesa e com a possibilidade dos controladores da plataforma estarem censurando certos tipos de conteúdo para apaziguar Pequim.

TikTok registra queixa contra governo Trump para impedir a proibição do app nos EUA

O TikTok solicitou à Justiça dos Estados Unidos que impeça o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, de proibir o acesso a rede social chinesa de vídeos. Os documentos judiciais foram protocolados no dia 18 de setembro. As informações são da agência “Reuters”.
A TikTok possui mais de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos e afirmou que a proibição “destruiria irreversivelmente os negócios da TikTok nos Estados Unidos”. A dona do TikTok, ByteDance Ltd., entrou com uma queixa na Justiça de Washington abordando as sanções de Trump em relação ao aplicativo que virou uma febre no mundo inteiro, neste ano.

De acordo com o TikTok e sua dona ByteDance, a proibição estava sendo introduzida por razões políticas. Trump, que já possui um histórico de disputa comercial com a China há tempos, emitiu uma ordem executiva no dia 6 de agosto na qual proibia transações dos Estados Unidos com os proprietários chineses do seguintes apps: WeChat e TikTok.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

A ByteDance e a TikTok buscam uma ordem que invalide e proíba “preliminarmente e permanentemente as proibições [dos EUA sobre os aplicativos no país] e a ordem de 6 de agosto”, segundo o documento protocolado na última sexta na Justiça de Washington.

Com informações do Estadão Conteúdo 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião