ETF das Mulheres: Safra lança o ELAS11, de lideranças femininas

O Banco Safra lançou o fundo de índice, ou ETF, “Mulheres na Liderança”, o ELAS11, que começa a ser negociado na B3 nesta terça (8), Dia Internacional da Mulher.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O ETF ELAS11 estará disponível ao investidor geral, tem aplicação inicial mínima de R$ 100 e taxa de administração de 0,50% ao ano.

Trata-se do primeiro ETF local atrelado ao Índice Teva Mulheres na Liderança, que aponta as companhias com maior participação de mulheres na liderança.

Para a composição do índice, o Safra levou em conta pontos como as composições de Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Diretoria Executiva e Comitês de Gestão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A carteira do índice, que acumula alta de 3,1% em 2022, é rebalanceada trimestralmente. Os dados mais recentes, disponibilizados no site da Teva, indicam que há 73 companhias no portfólio, sendo que Ambev, B3, Petrobras, Itaúsa e Banco do Brasil são os papéis com maior peso atualmente.

Para a carteira da ELAS11, o site do Safra destaca que serão consideradas 50% dessas empresas: as ranqueadas com maior pontuação no Índice Teva Mulheres na Liderança.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Lançamento do ETF mira ampliação do ESG

Segundo o Safra, o lançamento trata-se de mais um “capítulo de iniciativas ESG” (sigla em inglês para as práticas ambientais, sociais e de governança) do banco.

Para marcar o lançamento do ETF, uma cerimônia acontecerá na sede da B3 nesta terça-feira (8), com a participação de executivas e da atriz e empresária Marina Ruy Barbosa, embaixadora do banco.

Este não é o primeiro fundo com foco em lideranças femininas. Em setembro de 2020, a XP Asset Management lançou o Trend Lideranças Femininas FIM, mas este replicando o ETF SHE, que tem na carteira empresas listadas na bolsa americana.

Assim como o ETF do Safra, o fundo da XP está disponível para o investidor geral, tem aplicação inicial de R$ 100 e taxa de administração de 0,50% ao ano. No ano, o fundo acumula rentabilidade negativa em 11,90%, segundo dados da XP.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião