Estados Unidos criam 304 mil vagas em janeiro

Os Estados Unidos criaram no mês de janeiro 304 mil vagas de empregos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (01) pelo Departamento do Trabalho americano.

A criação de empregos nos Estados Unidos superaram as expectativas em 170 mil vagas. A projeção foi traçada por analistas consultados pelo jornal “The Wall Street Journal”.  É o 100º mês consecutivo de geração liquida de postos de trabalho.

Saiba mais: Federal Reserve mantém taxa de juros dos Estados Unidos

Apesar disso, a taxa de desemprego cresceu para 3,9%. O motivo é o aumento do número de pessoas buscando empregos.

Já a taxa de desocupação subiu de 3,9% para 4% por conta da paralisação parcial do governo federal.

No maior ritmo de crescimento desde o ciclo de recessão de 2009, os ganhos médios por hora trabalhada no setor privado cresceram 3,2% em janeiro.

Seguindo a tendência, os ganhos salariais tiveram alta de 0,11%. O mercado esperava elevação de 0,3%.

A taxa de participação da força de trabalho obteve elevação de 0,5 pontos, chegando a 63,2%, acima da mínima de décadas, observada em 2015.

Saiba mais: Concorrente sobe mais de 17% em NY com corte de produção da Vale

Entre os setores que mais criaram vagas, destacam-se os de saúde, alimentação, construção e manufatura.

Com um desempenho considerado fraco, o mês de novembro registrou a criação de 155 mil posto. O principal motivo para o número foi as baixas temperaturas. Com isso, as contratações em locais de construção caíram.

Paralisação do governo

A paralisação do governo prejudicou a consolidação dos dados de dezembro, que tiveram os números revisados para baixo, passando de 312 para 222 mil vagas.

Isso porque com a paralisação, os funcionários que não receberam em dezembro foram pagos em janeiro. Assim, eles foram contados como integrantes da folha de pagamento de janeiro – o setor público federal gerou mil postos no mês.

Saiba mais: Acordo comercial acontecerá se Pequim abrir seus mercados, diz Trump

Em compensação, na semana de coleta das informações, muitos funcionários não compareceram ao trabalho, sendo contabilizados como temporariamente desligados. Dessa forma, o índice de desemprego atngiu o maior patamar desde junho de 2018.

No entanto, os dados de desemprego vêm após a queda do índice de confiança registrados na atividade comercial e no consumo. Ambos foram vistos como possíveis sinais do fim da expansão da economia dos Estados Unidos, a segunda mais longa já registrada.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião