Enjoei (ENJU3): vendas brutas crescem 46% no 3T21, mas novos compradores caem 9%

A Enjoei (ENJU3) registrou um volume bruto de vendas (GMV, na sigla em inglês) 46% maior no terceiro trimestre de 2021 (3T21), na comparação anual. O indicador somou R$ 199 milhões de vendas frente aos R$ 136 milhões no 3T20, informa a prévia operacional divulgada nesta segunda-feira (18).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

No acumulado de 9 meses deste ano, a alta no GMV chegou a 73% ano a ano, somando um valor de R$ 575 milhões em vendas na plataforma Enjoei. De acordo com a empresa, o desempenho trimestral foi impulsionado pelas compras de buyers (compradores) recorrentes.

GMV da Enjoei (ENJU3) no 3T21.
GMV da Enjoei no 3T21. Foto: relatório – reprodução.

O número de novos vendedoressellers” na plataforma também avançou: 20% no trimestre. O total de sellers saiu de 150 mil no 3T20 para 180 mil no 3T21. Já o total de novos compradores caiu 9% no período, atingindo 166 mil ante 182 mil no mesmo período do ano passado.

Para a Enjoei, a queda de buyers é explicada pela redução dos investimentos em marketing no período de julho a setembro, “visando manter a eficiência nos investimentos, em função de um ambiente de aquisição de usuários mais competitivo e inflacionado”, destaca o relatório.

Em relação à quantidade de produtos publicados, a plataforma recebeu 3,7 milhões de novos itens, alta de 13% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

Indicadores da Enjoei no 3T21
Indicadores da Enjoei no 3T21. Foto: relatório – reprodução.

XP Investimento vê números como “neutros”

“Apesar de ligeiramente abaixo de nossas estimativas, o crescimento se manteve resiliente na comparação ano a ano”, diz relatório da XP Investimentos.

Os analistas destacam que, mesmo diante de uma forte base de crescimento registrada em igual período do ano passado, as vendas no Enjoei continuaram apesar do ambiente de aquisição de clientes mais competitivo e inflacionado, além de um maior fluxo de consumidores no varejo físico.

“Destacamos ainda que nossa expectativa é de que esse crescimento de 46% ano a ano do GMV da Enjoei seja superior ao crescimento das grandes plataformas de marketplace no 3T21″, dizem analistas da XP.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A empresa reportará seus resultados consolidados do 3T21 no dia 12 de novembro, após o fechamento do mercado.

Cotação da Enjoei nesta segunda (18)

Após a divulgação da prévia operacional, a ação da Enjoei registra forte queda na bolsa de valores nesta segunda-feira (18).

Às 16h, a cotação da Enjoei apresentava 7,15% de perdas, com as ações ENJU3 sendo negociadas a R$ 5,58.

Desde o IPO, em novembro do ano passado, os papéis da Enjoei acumulam 45,56% de desvalorização frente à precificação de R$ 10,25. Na máxima, as ações da plataforma de usados chegou a valer R$ 21,74, enquanto na mínima foi a R$ 4,24.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião