Enel: Procon-SP multará distribuidora por prática abusiva

O Procon-SP informou nessa quarta-feira (8) que recebeu cerca de 21 mil reclamações, entre os dias 1 de junho e 7 de julho referente a faturas com valores bastante acima do esperado, contra a distribuidora de energia elétrica Enel. Frente a isso, o órgão afirmou que multará a distribuidora por prática abusiva.

Contudo, a Enel informou que as contas dos consumidores que reclamaram ao órgão já estão sendo analisadas, além de que oferecerá um parcelamento automático para esses. O acordo veio após uma reunião entre a distribuidora, o Ministério Público de São Paulo e o Procon-SP na última terça-feira (7).

Em nota, o órgão de defesa de consumidor declarou que a distribuidora “informa que para conseguir obter o parcelamento dos valores questionados, os consumidores deverão entrar em contato com a empresa, fazer o pedido e assinar uma confissão de dívida. O @proconsp entende que tal prática é abusiva e, portanto, a Enel será multada”.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Vale destacar que a companhia não concordou em parcelar automaticamente todas as contas que apresentaram um aumento com o novo cálculo, adotado devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), apenas as dos consumidores que reclamaram ao Procon-SP.

Enel diz que parcelamento é uma opção incentivada

Em nota, a companhia destacou que “o parcelamento é uma opção incentivada, principalmente, para os clientes que receberam a conta com valor maior em junho, após a retomada da leitura presencial dos medidores”.

Caso queriam realizar a negociação, os clientes devem acessar o Portal de Negociação da distribuidora, baixar o aplicativo ou ligar na central de atendimento.

A companhia ainda explicou que “a diferença, a maior ou a menor, entre o valor faturado pela média nos últimos meses e o real consumo de energia no período está sendo lançada nas contas de energia emitidas após a retomada da leitura. Para os imóveis que estavam fechados e clientes comerciais que consumiram menos do que o que foi cobrado pela média, todos os créditos correspondentes serão disponibilizados aos clientes”.

Veja também: Enel Brasil: colaboradores elegíveis farão trabalho remoto até o final do ano

Cabe salientar que nesse mês, todos os equipamentos de medição serão lidos normalmente pela Enel, segundo informou a distribuidora.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião