Endividamento aumenta para 80% entre consumidores adimplentes

O nível de endividamento entre consumidores com “nome limpo” cresceu cerca de 4%, indo de 76% para 80%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (26) da pesquisa eletrônica realizada pela Boa Vista SCPC, com mil entrevistados em todo o Brasil entre o primeiro semestre de 2018 e o de 2019. A informação foi divulgada pelo jornal “Valor Econômico”

A pesquisa ainda mostrou um aumento de 45% para 47% no percentual dos entrevistados que dizem estar um pouco endividados. Houve ainda uma queda de 24% para 20% na comparação entre os semestres em relação aos consumidores que dizem não ter endividamento atualmente.

Na questão de se os consumidores sentem dificuldades em pagar as contas e deixá-las em dia, o número se manteve estável. No primeiro semestre de 2018, foram 51% das pessoas, já no primeiro semestre de 2019, o valor foi de 50%. Cerca de 65% do total de entrevistados, adimplentes e inadimplentes, tem dificuldades em quitar as contas e deixá-las em dia.

Os consumidores adimplentes que afirmaram ter acima de 50% da renda comprometida com o pagamento de dívidas se manteve estável em 52%. Já outros 31% dos entrevistados afirmaram que o pagamento das dívidas compromete entre 25% a 50% da renda, número que aumentou apenas 1% em relação ao primeiro semestre de 2018. Os 17% restantes disseram que tem até 25% da renda comprometida, número que chega perto aos 18% registrados em 2018.

Em junho, número de inadimplentes bateu recorde

Em junho de 2019, o número de brasileiros inadimplentes bateu recorde e atingiu 63,2 milhões de pessoas. Esse número representa 40,4% da população adulta do País. As informações foram divulgadas pela Serasa Experian.

Em comparação com o mesmo período do ano passado (61,2 milhões), houve um acréscimo de 2 milhões pessoas, elevação de 3,3%. Já em relação a março, a alta foi de 0,3%. Além do número total de pessoas inadimplentes, a metodologia também calcula o percentual de endividados em relação a toda população brasileira.

Saiba mais: Número de brasileiros inadimplentes bate recorde e chega a 63,2 mi

“Além dos impactos gerados pela insuficiência da educação financeira do brasileiro, a inadimplência é uma variável que segue as principais tendências do cenário econômico nacional. Nesse sentido, com a estagnação da economia, aumento do desemprego e da inflação ao longo dos primeiros meses de 2019, que impactam diretamente o orçamento doméstico, continuamos a bater recordes no número de consumidores com contas em atraso”, disse Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, em relação ao grande número de consumidores com endividamento.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião