Empresa dá sumiço em milhões em criptomoedas com CEO criado por IA

Imagine: você é um investidor interessado no crescente mercado de criptomoedas. Sem muitos cabelos brancos, é atraído pela ideia de um robô de investimento, o qual poderia negociar automaticamente conforme o seu perfil e sua estratégia. Após um tempo, encontra uma empresa cujos serviços são precisamente o que estava esperando. O CEO, Mark Jensen, mostra experiência e passa confiança. Por que não embarcar, certo? Esse foi golpe do DeTrade Fund, com um executivo boa pinta que nunca chegou a nascer.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

De acordo com o Cointimes, a companhia de criptomoedas apostou pesado na confiança do público a partir das recorrentes aparições do CEO Mark Jensen em vídeos institucionais. O diretor, contudo, nunca teria sido visto. Pior, seu rosto teria sido construído por uma inteligência artificial.

O esquema do DeTrade Fund teria conseguido arrecadas cerca de 1438 ethers (ETH), uma criptomoeda com cotação próxima de US$ 2.504,54, segundo o CoinMarketCap. A esse valor, o golpe teria arrancado R$ 19,57 milhões das vítimas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Mas como elas poderiam cair em algo tão trivial? O DeTrade Fund não se contentou em criar um personalidade apenas para as redes sociais. Segundo o Cointimes, a empresa também abriu os bolsos para registrar negócio com a Companies House —a agência governamental britânica responsável por registros empresariais — e organizar releases para a imprensa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

CEO some junto com criptomoedas

Ainda conforme o site, o DeTrade Fund se apoiaram na confiança depositada por pessoas em rostos humanos, nas feições e expressões de um igual.

Mas a farsa não durou muito. Um usuário no Twitter estranhou glitches no vídeo do suposto CEO, através dos quais seria possível notar características de computação gráfica.

A empresa de criptomoedas desapareceu em 12 de dezembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião