Embraer (EMBR3) apresenta pela primeira vez seu protótipo de carro voador

A Embraer (EMBR3) realizou nesta quarta-feira (24) a primeira apresentação do protótipo do seu carro voador elétrico. O projeto faz parte do Eve Urban Air Mobility Solutions, braço da aérea novo e independente, dedicado a desenvolver o ecossistema da mobilidade aérea urbana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O veículo apresentado pela Embraer como carro voador elétrico lembra um drone de grandes proporções. Ele será voltado ao transporte de passageiros em distâncias curtas e médias – espécie de alternativa aos helicópteros, mas com custos menores e acessível a um número de pessoas muito maior.

O carro voador seguirá o modelo eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, na sigla em inglês), contando com dez hélices, sendo oito na horizontal e duas na vertical.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Embraer apresenta protótipo cerca de três anos de divulgação de projeto

A primeira apresentação, realizada na planta de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, vem cerca de três anos depois da divulgação do primeiro conceito de carro voador elétrico da companhia. Em 2018, a Embraer havia apresentado parte do projeto em uma conferência de mobilidade aérea urbana promovida pela Uber (UBER34).

Na época, as duas companhias firmaram parceria e trabalharam com a ideia de lançar o Uber Elevate até 2023, prometendo viagens de São Paulo a Campinas por R$ 75.

A Uber, entretanto, se desfez da sua divisão Uber Elevate no final de 2020, apesar de ter mantido participação no setor através de investimentos na Joby Aviation, startup que trabalha no desenvolvimento de carros voadores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O novo carro voador da Embraer deve ser operado, de inicio, por um piloto, mas a intenção do projeto é permitir que, no futuro, os voos sejam totalmente autônomos.

Para isso, subsidiária Eve desenvolve todo um portfólio de soluções para preparar o mercado, que além do desenvolvimento do eVTOL, incluem uma rede de suporte e de serviços associados.

Além da Embraer, gigantes como a Boeing e a Airbus também trabalham no desenvolvimento de carros voadores elétricos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião