Embraer (EMBR3) em Portugal: empresa formaliza acordo para desenvolver base tecnológica e industrial de defesa
A Embraer (EMBR3) formalizou nesta segunda-feira, 24, em Lisboa a assinatura de um acordo para desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal. O termo também prevê o desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave de defesa Super Tucano, na versão A-29N.
O memorando de entendimento foi assinado pela Embraer e por quatro empresas portuguesas: OGMA, Empordef, GMVIS Skysoft e Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA). Além disso, estavam presentes o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em viagem oficial ao país.
A aeronave A-29N está designada para atender às necessidades da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para combate aéreo. Como país membro do bloco, Portugal faz um movimento de alinhamento com os requisitos de defesa coletiva da aliança.
Capital da Embraer em Portugal
Os investimentos da Embraer em Portugal já alcançam US$ 500 milhões na OGMA e no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora, base da empresa. Além disso, foi acordado entre a empresa e o governo português a entrega anual de cinco aeronaves KC-390 para a Força Aérea Portuguesa, pelo valor de 872 milhões de euros.
Em nota, o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, comemorou o acordo: “É uma enorme satisfação celebrar uma nova etapa no relacionamento entre a Embraer e o Estado português, por meio da indústria de Defesa de Portugal, para nós uma referência na cooperação em projetos aeroespaciais e de defesa.”
Com informações de Estadão Conteúdo.