Elon Musk vai aos tribunais defender aquisição da SolarCity pela Tesla (TSLA34)

O CEO da Tesla (TSLA34), Elon Musk, defendeu a compra da SolarCity Corp pela fabricante de veículos elétricos no tribunal nesta segunda-feira (12), afirmando a um juiz de Delaware não ter agido indevidamente durante o processo de negociação. As informações são do “Wall Street Journal“.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O caso remonta a 2016, quando Musk era presidente de ambas as empresas, então não lucrativas. Sua solução para melhorar a perspectiva delas era combiná-las em uma parceria de cerca de US$ 2,1 bilhões para estabelecer um único negócio de energia limpa.

Os demandantes, que incluem vários fundos de pensão que possuíam ações da Tesla, caracterizaram o negócio como um esquema para se beneficiar e resgatar uma empresa de energia solar à beira da insolvência.

Musk foi a primeira testemunha chamada no Tribunal da Chancelaria de Delaware em um julgamento que deve durar cerca de duas semanas. Os advogados de Musk conceberam a aquisição como uma oportunidade de realizar seu objetivo de longa data de criar uma empresa de energia sustentável verticalmente integrada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O executivo, que possuía cerca de 22% da Tesla na época, controlava a transação. Provar essa afirmação é um desafio pois Musk era um acionista minoritário da Tesla e os acionistas da empresa aprovaram a aquisição, conforme informou o jornal. Os advogados de Musk disseram que a SolarCity valia mais do que a Tesla pagou por ela e os membros do conselho da fabricante de veículos elétricos, que incluíam o irmão de Elon, Kimbal Musk, agiram de forma independente.

Um advogado dos demandantes, Randall Baron, mais tarde questionou o executivo, perguntando por que o desempenho da SolarCity variou significativamente das projeções que a Tesla deu aos acionistas em 2016.  Musk culpou o declínio na instalação de painéis solares e participação de mercado à necessidade da Tesla para se concentrar no desenvolvimento de seu carro Modelo 3 em 2017 e 2018. Na época, a Tesla estava lutando para trazer o carro para o mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Mais recentemente, disse Musk, a pandemia de coronavírus afetou a capacidade da Tesla de obter licenças para instalações solares residenciais.

“Acho que a SolarCity teria se saído bem sozinha e a Tesla sozinha, mas, a longo prazo, elas são melhores juntas. E é isso que o futuro mostrará ”, disse Musk em depoimento.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião