Elon Musk fará ‘anistia do Twitter’ ao voltar com contas suspensas

O bilionário Elon Musk, que comprou o Twitter (TWTR34) recentemente, disse que restabeleceria contas suspensas na rede social, trazendo de volta usuários que anteriormente haviam sido banidos por postar discurso de ódio, incitar a violência ou se envolver em outro comportamento que violasse suas políticas.

Elon Musk disse nesta quinta (24), que a anistia começaria na próxima semana, desde que as contas não “violassem a lei ou se envolvessem em spam flagrante”.

Ele tomou a decisão após consultar os usuários da plataforma. “Vox Populi, Vox Dei”, ele twittou, uma frase latina que significa que a voz do povo é a voz de Deus.

Desde que ele assumiu o Twitter, a rede social restabeleceu várias contas importantes, incluindo as pertencentes ao ex-presidente Donald Trump, ao rapper Kanye West e à comediante Kathy Griffin.

No entanto, Musk também twittou recentemente que não iria restabelecer a conta do teórico da conspiração Alex Jones. Não ficou claro quantas outras contas seriam restabelecidas.

Elon Musk se considera ‘absolutista da liberdade de expressão’

Elon Musk se descreveu como um absolutista da liberdade de expressão e disse que o Twitter geralmente deveria intervir apenas para cumprir as leis locais.

Desde que Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões no mês passado, ele fez grandes mudanças na empresa – cortando sua equipe, cobrando dos usuários pelas marcas de seleção “verificadas” do Twitter e reformulando a moderação de conteúdo da plataforma.

Antes de Elon Musk assumir o Twitter, a empresa baniu ou suspendeu contas por comportamentos como perseguição, xingamentos racistas e doxing – uma forma de assédio na qual o assediador publica informações privadas ou de identificação sobre alguém na internet.

Depois de assumir o Twitter, Elon Musk disse que a empresa “formaria um conselho de moderação de conteúdo com pontos de vista amplamente diversos”. Ele acrescentou: “Nenhuma decisão importante de conteúdo ou restabelecimento de contas acontecerá antes que o conselho se reúna.” Fonte: .

Com Estadão Conteúdo

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião