Elon Musk afirma que Tesla deixará de aceitar Bitcoin como forma de pagamento

O diretor-executivo (CEO) da Tesla (TSLA34), Elon Musk, afirmou hoje no Twitter que a companhia de carros elétricos e autônomos deixará de aceitar o Bitcoin como forma de pagamento. A decisão vem menos de dois meses após o anúncio de que a montadora aceitaria as criptomoedas em suas vendas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

 

Segundo Musk, a decisão se deu porque a recente maior procura pelas moedas digitais estaria aumentando a utilização de combustíveis fósseis e as emissões de carbono.

“Nós estamos preocupados a respeito do rápido crescimento dos combustíveis fósseis utilizados na mineração e na transação do Bitcoin“, diz a nota publicada por Musk. “As criptomoedas são uma boa ideia em vários estágios, e nós acreditamos nelas como promissoras para o futuro, mas elas não podem ter um grande custo para o meio ambiente”, afirma.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Ainda no anuncio, a Tesla afirmou que não venderá nenhum dos Bitcoins que adquiriu e que pretende voltar a utilizar a moeda digital quando as técnicas de transações e de mineração se tornarem mais sustentáveis. Enquanto isso, a companhia estaria “de olho em outras criptomoedas mais limpas”.

Critica de que Bitcoin é poluente não é nova

A crítica de que o Bitcoin prejudica o meio ambiente não é nova. Para gerar novas unidades da moeda, supercomputadores trabalham 24 horas por dia, gastando energia, e consumindo energia. As estimativas é que essas máquinas, que mineram criptomoedas, consomem hoje mais energia do que um país como a Holanda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

   

Um estudo publicado recentemente na Revista Nature afirmou que hoje 80% dos novos Bitcoins vem da China, utilizando, como principal combustível, o carvão mineral. Se as coisas não mudarem, a previsão é que até 2025 a mineração de Bitcoin na China gere 130,5 milhões de toneladas métricas de carbono.

É nova, porém, a declaração de Elon Musk. O CEO da Tesla sempre foi um defensor das criptomoedas e afirmou, há menos de um mês, que o Bitcoin ajudaria o planeta a migrar para energias mais limpas, em resposta a Jack Dorsey, CEO do Twitter, na própria rede social.

A declaração de Musk e da Tesla vem em um momento em que o bilionário causou uma série de altas e baixas bruscas no mundo das criptomoedas. Desde sábado, falas de Musk vem mexendo, constantemente, com o preço da Dogecoin, outra moeda digital, antes também muito apoiada por ele.

Às 19h45, o Bitcoin cai quase 8%, negociado a US$ 52.006.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião