A Eletrobras precisa ser capitalizada, diz presidente da estatal

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, afirmou que a companhia precisa ser capitalizada para poder se manter competitiva. A declaração foi dada nesta terça (29) num evento do Credit Suisse, em São Paulo.

“O objetivo da capitalização colocado por este governo [de Jair Bolsonaro] é que a companhia tenha capacidade de investimento. É importante que a companhia tenha como aumentar sua competitividade para participar da futura extensão [do sistema elétrico]”, declarou o presidente da Eletrobras.

Saiba mais: Eletrobras: modelo de capitalização ainda não foi estipulado, diz ministro

Ferreira disse que se encontra em “processo de entendimento” com o ministro de Minas e Energia, o almirante Beto Albuquerque. Segundo o executivo, não se sabe ainda se o projeto de lei encaminhado pelo governo de Michel Temer poderá ser aproveitado pela atual gestão.

O projeto de capitalização foi anunciado por Temer ainda em 2016. Ele pretendia reduzir a participação do governo até ultrapassar a marca de 50%. Desta forma, o estado brasileiro perderia o controle direto da estatal.

Em janeiro de 2018, Temer enviou uma proposta para o Congresso Nacional apresentando o modelo de privatização da Eletrobras. O projeto previa, justamente, a venda gradual do capital da empresa. Assim, o controle majoritário da estatal se tornaria privado.

Saiba mais: Ações da Eletrobras sobem 5% com anúncio de plano de demissão

O modelo defendido por Wilson Ferreira Junior prevê uma diluição dos recursos da União na Eletrobras. Desta forma, o governo deteria uma golden share e haveria um limite para a concentração de voto dos demais acionistas. Ações golden share são papéis que pertencem ao Estado e lhe conferem direitos especiais de caráter estratégico, com o poder de veto em algumas decisões.

Wilson Ferreira Junior pretende que a Eletrobras volte a fazer investimentos em áreas como energia renovável, comercialização de energia no mercado livre e em projetos “binacionais”.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião