Eletrobras: governo deseja capitalizar estatal, mas não definiu modelo, diz ministro

O governo deve apresentar até o final de junho uma proposta para a capitalização da Eletrobras. Porém, o modelo para o procedimento não está acertado e deverá ser debatido internamente antes do envio do projeto de lei para o Congresso, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

“Primeiro vamos apresentar, no início de junho, dentro do governo. Estamos trabalhando com o Ministério da Economia, com a Advocacia-Geral da União [AGU], com a própria Eletrobras, com todos atores envolvidos dentro do governo […] depois vamos apresentar para o Congresso“, disse, após participar de evento do setor de energia em São Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Os planos de capitalização da Eletrobras foram anunciados ainda durante o governo no ex-presidente Michel Temer. A proposta era de desestatizar a companhia. Além disso, previa a realização de uma oferta de novas ações que reduziria a presença do governo na empresa.

Saiba mais: Privatização da Eletrobras é revista pelo governo, que quer ganhar mais

Porém, a gestão do presidente Jair Bolsonaro tem estudado possíveis mudanças na proposta, que não foram divulgadas. “A ideia inicial e a ideia presente é a capitalização da empresa. O modelo é que a gente ainda não sabe”, disse Albuquerque. Ele afirmou que o projeto da proposta para a Eletrobras deverá ser enviado ao Congresso em junho “se der tempo”, ressaltou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O ministro afirmou que a operação pode ser comparada à Embraer, que foi privatizada no fim de 1994. À época, o leilão na Bolsa de São Paulo envolveu 55% das ações ordinárias da companhia, com direito a voto.

Venda de ativos

No último dia 14, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, afirmou que a estatal está planejando vender ativos de maneira semelhante a utilizada pela Petrobras. De acordo com o executivo, a venda de ativos inclui a participação da estatal em 45 Sociedades de Propósito Específico (SPEs).

Saiba mais: Eletrobras tem alta de 178% no lucro líquido no 1T19

“A ideia é que consigamos vender essas 45 SPEs que permanecem no segundo semestre deste ano, utilizando em grande medida preceitos e recomendações do decreto 9.188 (de 2017), utilizado pela Petrobras para suas vendas de participações”, disse o presidente da Eletrobras.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião