Eleições nos EUA: votos antecipados ultrapassam marca de 90 milhões, 66% do total de 2016

De acordo com um levantamento da Universidade da Flórida, atualizado na tarde do último sábado (31), mais de 90 milhões de votos antecipados para as eleições nos EUA já foram computados. O montante equivale cerca de 66% dos votos totais das eleições presidenciais de 2016.

Dos 90 milhões de votos antecipados, cerca de 57 milhões foram enviados por correio, ao passo que pouco mais de 32 milhões milhões, entregues pessoalmente. Especialistas estimam que, nesse ritmo, o total de votos possa ultrapassar a marca de 150 milhões, um recorde histórico — em 2016, as eleições nos EUA tiveram 136,7 milhões de votos.

Vale lembrar que nos EUA o voto não é obrigatório — mesmo assim, os eleitores têm enfrentado longas filas nas seções de votação em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ao mesmo tempo em que o inverno começa a mostrar sua força no território estadunidense.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Na próxima terça-feira (3), os eleitores norte-americanos acompanharão o que promete ser uma das mais acirradas disputas entre candidatos à presidência.

Últimos passos dos candidatos antes das eleições nos EUA

No último fim de semana antes das votações, o republicano Donald Trump, que procura se reeleger, está focando na Pensilvânia. Em 2016, o republicano ganhou no estado — tradicionalmente dominado pelo Partido Democrata — por uma diferença de apenas 45 mil votos e quer garantir a superioridade novamente.

Joe Biden, por sua vez, conta com a presença do ex-presidente Barack Obama, de quem foi vice entre 2009 e 2017. O ex-mandatário esteve corpo-a-corpo com o candidato democrata no estado de Michigan no último sábado. Hoje, Biden deve fazer um discurso na Filadélfia, principal cidade da Pensilvânia.

De acordo com o site Fivethirtyeight, plataforma que usa como parâmetro todas as pesquisas de intenção de voto formuladas por jornais e instituições, compilando dados de todo o processo eleitoral e fazendo simulações diárias com novas perspectivas do mercado, Biden possui 53,3% das intenções dos votos populares, enquanto Trump conta com 45,4% para as eleições nos EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião