Eleições EUA: democratas levam Câmara; republicanos mantém Senado

Aconteceram ontem (7) as “midterms”, ou eleições dos EUA de meio de mandato, e o resultado indicou que o congresso estará dividido, sendo que os democratas conquistaram a Câmara de Representantes, enquanto os republicanos foram maioria no Senado.

No resultado das eleições dos EUA desta terça-feira os democratas ganharam 23 cadeiras dos republicanos, número necessário para se tornarem maioria na Câmara.

O resultado se deu, principalmente, pela vitória do Partido Democrata em estados como Flórida, Pensilvânia, Virgínia e Colorado, segundo apontaram os canais FOX e NBC.

Enquanto isto, o Partido Republicano segue sendo mais forte no Senado, isto porque ganhou as “cadeiras” dos estados de Indiana de Dakota do Norte, além de manter Texas e Tennessee.

Mike Braun, candidato republicano com apoio direto de Donald Trump, ganhou a cadeira do senado dos democratas referentes a Indiana, uma das principais derrotas do partido progressista nestas eleições.

Pela primeira vez

Destaque pela candidata dos democratas Donna Shalala, eleita na Flórida e primeira cubana-estadunidense eleita para Câmara.

O mesmo aconteceu com Jared Polis (DEM) que se tornou o primeiro governador assumidamente homossexual eleito. Polis ganhou as eleições para o estado do Colorado.

Enquanto a política de origem porto-riquenha e nascida no bairro do Bronx, Alexandria Ocasio-Cortez (DEM), aos 29 anos de idade, se tornou a mulher mais jovem a conseguir uma cadeira na Câmara.

Ainda pelo Partido Democrata Rashida Tlaib e Ilhan Omar foram eleitas para o Congresso dos Estados Unidos pelos estados de Michigan e Minnesota, respectivamente. Destaque, principalmente, por serem as primeiras muçulmanas a alcançarem tal cargo.

Enquanto no Kansas, Sharice Davids (REP) se tornou a primeira mulher indígena estadunidense a ser eleita para uma cadeira no Congresso. Davids é abertamente homossexual.

Cargos

Estavam em disputa nas eleições dos EUA deste ano 435 assentos na Câmara, 35 vagas para o Senado e 36 cargos de governador. Além de uma série de cargos públicos locais.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião