Eldorado se reúne com credores enquanto J&F e Paper Excellence disputam sua compra

A Eldorado, empresa de celulose que é o ponto central de uma disputa entre a J&F e a holandesa Paper Excellence, se reuniu com alguns de seus credores na semana passada. O grupo inclui grandes companhias do setor financeiro, como o BNDES, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, e o Credit Suisse.

O BNDES detém 25% dos cerca de R$8 bilhões em dívidas da papeleira. O objetivo da empresa é aproveitar o momento de melhora dos preços internacionais da celulose para desalavancar.

Embora a disputa entre a J&F e a PE tenha sido o foco das manchetes nas últimas semanas, com o cancelamento do contrato e a briga indo a arbitragem, os credores não veem esse como um grande problema. A maior questão segue sendo a alavancagem, de 2,81 vezes, e o Ebitda acima de 60% no final de junho.

Esta semana, haverá outro encontro com credores, que contará com a participação da Paper Excellence.

A venda da Eldorado para o grupo holandês foi anunciada em setembro de 2017, mas, após o prazo de um ano ter expirado sem que o negócio fosse fechado, a empresa anunciou que o contrato teria sido extinto.

A compradora considerou a medida unilateral e informou que vai defender seus direitos, e a disputa foi levada a arbitragem por ordem judicial. A J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, detém 50,59% da Eldorado.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião