Balanços da semana

El Salvador se torna o primeiro país a adotar Bitcoin como moeda corrente

El Salvador se tornou o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda legal. O presidente Nayib Bukele informou nesta quarta-feira (9) sobre o “passo histórico em direção à inclusão financeira e ao crescimento econômico do país”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A legislatura do país, controlada por Bukele, aprovou o projeto sobre o bitcoin com 62 dos 84 votos nesta quarta-feira. “História!” o chefe de estado autoritário de 39 anos escreveu no Twitter.

A mudança ocorre em um país em que 70% dos salvadorenhos não têm acesso aos serviços financeiros tradicionais.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo o governo do país, “para promover o crescimento econômico da nação, é necessário autorizar a circulação de uma moeda digital cujo valor corresponda exclusivamente a critérios de livre mercado, de forma a aumentar a riqueza nacional em benefício do maior número dos habitantes “.

A lei prevê que o bitcoin pode ser usado para compras ou pagamentos de impostos, e as trocas da criptomoeda não estarão sujeitas ao imposto sobre ganhos de capital.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Alguns países lançaram criptomoedas como uma forma de acabar com a dependência pelo dólar. A Venezuela, em 2018, revelou planos para uma moeda digital apoiada em petróleo, a petro, em uma tentativa de contornar as sanções dos EUA, contudo, o projeto não foi funcionou como o esperado.

Veja Também: Bitcoin: Brasil foi o 16° país onde os investidores mais lucraram em 2020

O governo de El Salvador garantirá sua conversibilidade em dólares no momento da transação, devido a um sistema de credibilidade criado dentro do banco de desenvolvimento do país, o Bandesal. A lei sobre o bitcoin entrará em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião