Eike Batista será julgado pela CVM nesta segunda

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai julgar nesta segunda-feira (27) o empresário Eike Batista. Assim, a autarquia vai decidir se ele fez uso de informações privilegiadas e prática de manipulação de preços.

O processo diz respeito a quando o empresário era acionista controlador da OGX Petróleo e Gás Participações S.A. Além disso, Eike Batista também era presidente do conselho de administração das empresas.

A CVM julgou, em 2017, uma outra ação contra o empresário. Como resultado do julgamento, Eike foi condenado a uma multa de R$ 21 milhões. Assim, ele foi considerado culpado quanto ao uso de informações privilegiadas para o benefício em seus negócios.

A prática é chamada de insider informationAlém disso, o ato caracteriza o crime financeiro de insider trading.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Sendo assim, Eike Batista teria utilizado informações privilegiadas com ações da OSX. O empresário foi acusado de vender os papéis da empresa por ter informações sobre o plano de negócios.

Isso porque o documento apontava os problemas de caixa, além de prever corte de custos e investimentos. O relatório também alertava para vendas de ativos e paralisações de obras.

Saiba Mais: CVM suspende operações da FX Trading no Brasil

Outro julgamentos

Além de decidir sobre Eike, a CVM também tem outros casos para analisar nesta segunda-feira. Dentre eles estão:

  • dois que envolvem a OGX;
  • dois referentes a OSX e CCX.

Saiba Mais: CVM aplica multa ao HSBC e G&G de R$ 300 mil

Um dos pontos analisados pela autarquia é a possível manipulação de preços por parte da OGX no mercado mobiliário. Em outra ação, a CVM vai analisar se os responsáveis pela OSX prejudicaram os acionistas.

Isso pode ter ocorrido se os representantes não tiverem deixado clara a situação financeira da empresa. Sendo assim, Henrique Machado é o relator de todos os processos. Ele é o presidente da comissão.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião