Ecorodovias vence primeiro leilão de rodovias do governo Bolsonaro

A Ecorodovias (ECOR3) saiu vencedora do primeiro leilão de concessão de rodovias do governo de Jair Bolsonaro (PSL). A empresa privada será responsável por gerir o trecho de 437 quilômetros da BR-364-365.

O trecho adquirido pela Ecorodovias liga as cidades de Uberlândia, localizada em Minas Gerais, e Jataí, em Goiás. As estradas conectam-se com as rodovias BR-050 e BR-153, que são importantes no setor da produção agroindustrial do sudeste goiano e do Triângulo Mineiro.

A concessão é válida por 30 anos e tem previsão de R$ 2,06 bilhões em investimentos durante o período. Os custos operacionais, que são responsabilidade da concessionária, deverão chegar a R$ 2,53 bilhões.

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Uma das melhorias que devem ser propostas, é a duplicação de 44,2 quilômetros de rodovia. Hoje em dia, apenas 80 quilômetros de todas extensão da estrada possui pista dupla. Ademais, há a previsão da implementação de acostamentos em 87,8 quilômetros e dois viadutos.

O trajeto que passa por 11 municípios terá sete pontos de pedágio da Ecorodovias.

Itaú reduz participação acionária na Ecorodovias

O Itaú Unibanco (ITUB4) comunicou ao mercado, no dia 17 de setembro, que reduziu sua participação nas ações da Ecorodovias (ECOR3) para 4,77%. Dessa forma, o banco terá 26,6 milhões de ações ordinárias da empresa que trabalha com foco em gestão de concessões rodoviárias.

“Tal participação não tem objetivo de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da sociedade”, informou o Itaú.

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A Ecorodovias é uma das principais companhias de infraestrutura do País. A empresa está no mercado desde 1997 e atua com concessões rodoviárias. A empresa informa em seu site que seus métodos de gestão “têm garantido sua permanência no ranking das 10 empresas mais transparentes do país (CDP Latin America). O grupo conta, atualmente, com cerca de 3,6 mil colaboradores em seis Estados”.

Juliano Passaro

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