Monitor do PIB aponta que a economia brasileira cresceu 0,5% em maio

A economia do Brasil registrou uma alta de 0,5% em maio, quando comparado a abril, segundo dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quarta-feira (17).

O coordenador do serviço, Claudio Considera, aponta que o crescimento da economia em maio interrompe a série negativa de três quedas do Produto Interno Bruto (PIB).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Os principais impulsionadores foram os setores de agropecuária e o industrial que tiveram alta de 1,3% e 0,6%, respectivamente. Enquanto isso, o setor de serviços ficou estagnado, embora todas as atividades tenham crescido.

“O crescimento de 0,5% da economia em maio, segundo o Monitor do PIB-FGV, interrompe uma sequência de três quedas do PIB. Entre os três grandes setores, destacam-se a agropecuária e a indústria. Na comparação contra o mesmo período do ano passado, o forte crescimento de 4,3% da economia tem grande influência dos efeitos da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, em que a base de comparação é muito baixa. Esses efeitos foram mais evidentes nas atividades de transformação, de comércio e de transporte”, afirmou Considera.

Outros indicativos

O desempenho de maio está alinhado com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central (BC), na última segunda-feira (15). O índice que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta em maio em relação a abril.

De acordo com o estudo, o PIB cresceu 0,54% durante o período, com ajuste sazonal.

No entanto, segundo a FGV, a expansão econômica do mês de maio não foi suficiente para conter a retração do trimestre. De acordo com o estudo, entre março e maio de 2019 a economia nacional recuou 0,8% quando comparado ao trimestre finalizado em fevereiro.

Leia:

O resultado coincide com a opinião dos analistas das instituições financeiras entrevistados pelo Banco Central para a composição do Boletim Focus. Divulgado na segunda-feira (15), o relatório semanal apontou uma nova retração para o PIB nacional.

Segundo o Boletim divulgado, a economia brasileira deverá crescer apenas 0,81% esse ano. A previsão do Boletim Focus da última segunda-feira (8) indicava um crescimento do PIB de 0,82% em 2019. No começo do ano, os analistas indicavam um crescimento 2,6% para este ano.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião