Dona da Zara fechará 1.200 lojas ao redor do mundo

A Inditex, dona de grandes marcas de roupa como Zara e Massimo Dutti, anunciou nesta quarta-feira (10) que fechará permanentemente 1.200 lojas ao redor do mundo. A diminuição de 16% dos seus estabelecimentos ocorre devido a pandemia do coronavírus (covid-19).

A Inditex é um dos primeiros grandes varejistas a delinear como vê o futuro do setor em meio a uma tentativa de reabertura. A empresa encontra a solução dos problemas causados pelo coronavírus nas vendas online, levando a uma diminuição das lojas físicas da Zara.

Os fechamentos ocorrerão este ano e em 2021, afetando até 100 lojas Zara, Massimo Dutti, Pull & Bear da Inditex no continente americano. Atualmente, os pontos de venda afetados representam entre 5% e 6% da receita total da empresa.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Os estabelecimentos asiáticos e europeus serão os mais afetados, já que a maioria dos fechamentos ocorrerá nessa região. A Inditex disse que tem como alvo pequenas lojas e aquelas onde as vendas podem ser transferidas para lojas próximas ou online. Ele espera recuperar eventualmente o lucro perdido das lojas fechadas.

A empresa espanhola disse também que gastaria 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,66 bilhões) em investimentos digitais nos próximos três anos. Isso faz parte de uma estratégia mais ampla e contínua de aumentar as vendas online e reduzir o número de lojas físicas porém com alto desempenho.

A perspectiva da Zara para o futuro

Em maio as vendas em loja e online da empresa caíram 51% em relação ao ano anterior, porém as vendas na semana passada registraram uma queda de apenas 34%. A Inditex disse que espera que suas lojas nos principais mercados reabram até o final de junho. Outros varejistas globais disseram ter sido surpreendidos pelo aumento na demanda.

Veja também: Coronavírus: Brasil tem 218 shoppings reabertos em 14 estados

Em relação às vendas digitais, a dona da Zara disse que houve um aumento de 50% no primeiro trimestre de 2020 e mais de 95% em abril, em meio ao fechamento das maiores economias no mundo.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião