Dólar tem alta de 0,8%, com mercado acompanhando decreto que aumenta IOF

Dólar tem alta de 0,8%, com mercado acompanhando decreto que aumenta IOF
Dólar. Foto: Pixabay

O dólar permanece em alta na tarde desta sexta-feira (17) com o mercado acompanhando o decreto de aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para custear o novo Bolsa Família.

Por volta das 15h05, o dólar hoje tinha alta de 0,85%, sendo negociado a R$ 5,29. O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro com as novas alíquotas do IOF, que incide sobre operações de crédito, câmbio e seguro ou relativas a títulos ou valores mobiliários.

As novas alíquotas valem para pessoas físicas e jurídicas e serão aplicadas no período de 20 de setembro até 31 de dezembro de 2021.

Para as pessoas físicas a atual alíquota do IOF passa de 3% ao ano (diária de 0,0082%) para 4,08% (diária de 0,01118%). Já para as pessoas jurídicas, a alíquota anual passa de 1,5% ao ano (atual alíquota diária de 0,0041%) para 2,04% (diária de 0,00559%).

Já no exterior, no radar do investidor está o mercado europeu que iniciou a abertura no verde e fechou em vermelho, com exceção de Madri.

Os índices acionários do Velho Continente foram contaminados pela cautela em Nova York, onde pesam as incertezas da retomada econômica e a expectativa pela reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na próxima semana.

Além disso, é dia de quadruple witching nos EUA, quando vencem simultaneamente quatro tipos de contratos de derivativos, o que tende a gerar volatilidade. Nesse cenário, o índice Stoxx 600, que contempla diversas companhias da Europa, encerrou o dia com perda de 0,88%, a 461,83 pontos. Em Londres, o FTSE 100 recuou 0,91%, a 6.963,64 pontos.

Com a piora dos índices futuros de NY pela manhã e, depois, a abertura negativa no mercado americano, as bolsas europeias foram perdendo fôlego.

Última cotação do dólar

Na última sessão, quinta-feira (16), o dólar encerrou o pregão em alta de 0,54%, negociado a R$ 5,26.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Manual 10 passos essenciais para se tornar um investidor de sucesso. Baixe Grátis!

Baixar agora!