Dólar: entenda os motivos que influenciam o sobe e desce do câmbio

Diariamente o noticiário informa que o dólar sobe e desce, mas o que de fato faz o preço da moeda aumentar e diminuir? Alguns motivos como incertezas com relação à economia brasileira, crise do coronavírus, teto de gastos públicos e a falta de reformas estruturantes são pontos chave para essa volatilidade.Fazem com que os investidores fujam do Brasil, aumentando a taxa de câmbio no mercado interno.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O valor do dólar é expresso por meio da taxa de câmbio, a taxa de troca entre duas moedas diferentes. Segundo a professora de Economia e coordenadora do Núcleo de Estudos da Conjuntura Econômica da FECAP, Nadja Heiderich é a união entre a oferta e demanda.

Quem oferta a moeda estrangeira são as instituições que trazem o câmbio para o Brasil. Além das instituições, há, claro, o investidor, o turista e o exportador brasileiro que comercializa no exterior e recebe em dólar. Empresas como CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4), Vale (VALE3), Suzano (SUZB3) e Klabin (KLBN11) são grandes exportadoras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A demanda inclui aqueles que possuem obrigações no exterior e que precisam trocar reais por dólar — uma empresa importadora que precisa pegar dinheiro emprestado em dólar, caso da Petrobras (PETR4). que tem um dívida bruta em US$ 67 bilhões, ou investidor que vai tirar recursos do País. 

E é pelo movimento entre oferta e demanda que temos o valor da moeda.

“Se mais pessoas precisam de moeda estrangeira e sai uma notícia (como medidas econômicas ou crises) que faz os investidores tirarem dinheiro do Brasil por medo do risco de perder investimentos, naturalmente a taxa de câmbio sobe. Por outro lado, se há fluxo mais constante de entrada de dólar no País, a taxa de câmbio baixa”, diz a professora Heiderich.

Como o dólar afeta a economia?

O valor da moeda americana tem impacto diretamente sobre produtos importados. Outro aspecto é que o dólar aumenta o custo de serviços e da produção de empresas que dependem de insumos importados, afetando toda a cadeia econômica.

Por outro lado, exportadores se beneficiam da alta na taxa de câmbio quando vendem seus produtos lá fora, isso porque no momento da conversão em reais, recebem mais pela produção. Com isso, o produto nacional fica mais barato e competitivo no exterior, beneficiando certos setores exportadores aqui dentro.

Já o ‘brasileiro comum’ vai se sentir afetado pelo dólar por meio de produtos importados, que serão mais caros. Quando há repique da inflação, esses itens interferem no consumo dos brasileiros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião