Dólar fecha em queda após acordo parcial em guerra comercial

O dólar fechou em queda nesta sexta-feira (11) após os Estados Unidos e China terem chegado a um acordo parcial sobre a guerra comercial. O que estabelecerá as bases para um acordo mais amplo.

O dólar fechou em queda de -0,684% vendido a R$ 4,0954.

Além disso, contribuíram para a queda:

  • Banco Central autoriza banco chinês a ter 100% de capital estrangeiro;
  • Brexit: UE informa que intensificará negociações com Reino Unido

Guerra Comercial

Os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo parcial sobre a guerra comercial nesta sexta. O entendimento entre as duas maiores economias do mundo estabelece as bases para um acordo mais amplo.

No acordo, a China teria aceitado concessões agrícolas para os produtos norte-americanos. Em troca, os EUA amenizariam a alta das tarifas alfandegárias prevista para ocorrer na próxima semana. Uma escalada que poderia levar a guerra comercial para outro patamar.

O acordo entre China e EUA é apenas provisório, e está sujeito a alterações. Entretanto, é um sina positivo que chega poucas horas antes do aguardado encontro entre o presidente Donald Trump e o vice-primeiro ministro chinês, Liu He.

Saiba mais: EUA e China chegam a acordo parcial sobre guerra comercial

O político é o principal negociador do gigante asiático. Ele encontrará o mandatário norte-americano na Casa Branca.

Banco Central

A primeira autorização para a participação estrangeira em um banco foi concedida nesta sexta-feira (11) pelo Banco Central (BC). O Banco XCMG Brasil, de propriedade chinesa, será o primeiro a poder operar no Brasil.

Saiba mais: Banco Central autoriza banco chinês a ter 100% de capital estrangeiro

A diretoria colegiada do Banco Central aprovou o reconhecimento de interesse do governo brasileiro a participação estrangeira no capital
do Banco XCMG Brasil.

Esse foi o primeiro caso de autorização de participação estrangeira após a edição do Decreto nº 10.029. O text transferiu da Presidência da República para o Banco Central esse tipo de análise.

Brexit

A União Europeia (UE) informou nesta sexta que irá intensificar as negociações com o Reino Unido. O objetivo é conseguir um acordo para que o Brexit ocorra dentro do prazo, no dia 31 de outubro, e com benefícios para ambas as partes.

Saiba mais: Brexit: UE informa que intensificará negociações com Reino Unido

A informação foi confirmada pelo negociador da União Europeia no processo do Brexit, Michael Barnier, por meio de um comunicado. O texto diz que Barnier conseguiu ter uma “reunião construtiva” com o secretário de Estado do Reino Unido, Stephen Barclay, nesta sexta, em Bruxelas.

O negociador da UE também afirmou que falou com os líderes de todos os países que constituem o bloco europeu. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, no entanto, afirmou que “ainda há um caminho a percorrer antes de um acordo”.

Última cotação do dólar

Na última sessão, quinta-feira (10), o dólar encerrou o dia com uma alta de 0,48%, negociado a R$ 4,1236.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião