Banco do Brasil (BBAS3), Itaú (ITUB4) ou Bradesco (BBDC4): qual banco paga mais dividendos?

Os grandes bancos estão entre as ações preferidas dos investidores quando o assunto é a remuneração com dividendos. Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), por exemplo, distribuem proventos mensalmente aos acionistas.

Apesar de não estarem entre os maiores pagadores de dividendos da bolsa brasileira, os grandes bancos ainda chamam atenção dos investidores por apresentarem yields semelhantes nos últimos doze meses, acima de 6%.

O dividend yield é um indicador que mede o percentual de retorno que o investidor recebe em dividendos em relação ao preço atual da ação.

Qual dos grandes bancos paga mais dividendos?

A tabela abaixo apresenta o dividend yield dos principais bancos listados na B3 nos últimos 12 meses, segundo dados da Status Invest:

BancoTickerDividend Yield (12 meses)
Banco do BrasilBBAS37,81%
Itaú UnibancoITUB47,24%
BradescoBBDC46,97%
Santander BrasilSANB116,00%
Dividend yield calculado com base nos proventos com data com entre 24 de setembro de 2025 e o mesmo período do ano anterior.

Nos últimos doze meses, os dividendos do Banco do Brasil lideram o ranking com 7,81% de dividend yield entre os grandes bancos. Em contrapartida, a instituição financeira surpreendeu negativamente os investidores com os resultados divulgados no segundo trimestre deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Apesar dos números aquém do esperado, as projeções para os dividendos de BBAS3 podem ser positivas no próximo ano. O vice-presidente financeiro, Geovanne Tobias, declarou nesta quarta-feira que a política de dividendos pode ser revisada a partir de 2026, dependendo da lucratividade da carteira de pessoa física.

Segundo ele, o Conselho de Administração será responsável pela decisão, e não estão descartados pagamentos extraordinários caso os resultados superem as expectativas.

Por outro lado, o Itaú foi o destaque positivo da temporada de resultados do segundo trimestre de 2025. O presidente-executivo, Milton Maluhy Filho, reiterou a perspectiva de manter distribuições adicionais de dividendos, ressaltando que esse tipo de pagamento deixou de ser extraordinário, já que a prática tem se repetido ano após ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião