Vai ter dinheiro novo na conta? Veja como investir de forma eficiente
Na próxima quarta-feira (15), ocorrerá o vencimento do título IPCA+ 2025 e o pagamento dos cupons dos títulos IPCA+ com vencimento em ano ímpar. Os investidores que possuem esses títulos do “tesouro direto” receberão “dinheiro novo” na conta. Mas como aproveitar isso e investir com eficiência? Em meio ao cenário volátil no mercado financeiro, a renda fixa continua a ser um porto seguro.

Aproveitando essa situação, vale destacar que é possível reinvestir os cupons recebidos sem a incidência de imposto de renda. Isso representa uma estratégia de otimização fiscal para maximizar os retornos.
De acordo com relatório da Itaú Asset, uma das grandes vantagens dos ETFs de renda fixa é que eles reinvestem automaticamente os cupons dos títulos públicos em sua carteira, isentando o investidor do imposto de renda na hora do reinvestimento. Isso assegura que o capital continue a render sem interrupções devido a tributações regulares.
Aproveitar essas características pode ser uma excelente oportunidade para reavaliar sua estratégia de investimento. Em vez de deixar seus recursos parados ou dispersos em múltiplos ativos, uma abordagem mais simples e diversificada pode ser adotada através do ETF B5P211 da Itaú Asset.
Esse ETF é constituído por NTN-Bs com vencimentos mais curtos e, quando comparado à NTN-B 2030, demonstrou uma performance superior nos últimos anos, apresentando também menor volatilidade. É uma alternativa eficiente para investidores que buscam previsibilidade sem abrir mão de uma boa rentabilidade, diz o relatório.
Fazendo as contas: reinvestir é sempre a melhor opção, e os ETFs de renda fixa fazem isso automaticamente
Geralmente, ao pensar em investimentos, a primeira pergunta que surge é: “qual é o rendimento?”. Contudo, a verdadeira construção de patrimônio vai além: ela reside na disciplina, especialmente na capacidade de realizar reinvestimentos constantes.
A longo prazo, essa prática pode gerar um impacto mais relevante do que a rentabilidade de um investimento específico.
Para ilustrar isso, dá para considerar duas opções de investimento. A primeira opção requer um investimento inicial de R$ 1.000, com uma rentabilidade de 20% ao ano, sem aportes mensais. A segunda opção inicia com 100 reais, mas você fará aportes mensais de R$ 50, com uma rentabilidade de 10% ao ano.
Apesar da primeira opção parecer atraente, ao longo de 15 anos, o investidor que escolheu aportar mensalmente e que, portanto, assumiu menor risco, poderá superar a rentabilidade em mais de 30% em comparação à primeira opção. Os ETFs de renda fixa fazem automaticamente o reinvestimento dos cupons, trazendo maior eficiência.