Daki adota IA para compras de mercado e projeta faturamento 100% maior para 2023

A Daki, empresa de delivery com sede no Brasil, se destacou desde sua chegada no competitivo mercado de entregas na região Sudeste. Agora, a startup unicórnio pretende adotar Inteligência Artificial (IA) para alavancar suas vendas e ganhar ainda mais espaço no mercado, com a tecnologia como aliada.

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Fundada em janeiro de 2021 pelos sócios Alex Bretzner, Rafael Vasto e Rodrigo Maroja, a Daki nasce com o objetivo de oferecer uma experiência superior de delivery no Brasil. Para isso, em um contexto pós-pandemia, o seu objetivo era atender pedidos on demand, com entregas em poucos minutos.

Concorrente da internacional Uber Eats e a brasileira iFood, o COO Rodrigo Maroja comenta que o destaque da Daki é graças à experiência de compra muito mais personalizada para cada um de nosso de nossos clientes. “Isso só é possível porque temos dados disponíveis ao nosso favor, diferente do varejo tradicional.”

Além disso, trabalhando com o sistema de dark stores (lojas fechadas ao público para armazenamento) e diversas soluções de controle de estoque, evita-se a situação desagradável de não encontrar algum produto desejado na hora de fechar seu carrinho.

“Todo o sistema da empresa é automatizado e traz em tempo real, por loja, o controle dos itens em excesso, os que vão entrar em ruptura, o que está em falta, utilizando técnicas de machine learning, além de uma equipe híbrida altamente especializada em dados e supply chain que faz todo o acompanhamento, análise e planejamento de suprimentos,” detalha Maroja.

“Nascemos para propor uma nova forma de atuar no varejo, focada na melhor experiência do usuário, com menos fricção, menos erros e mais velocidade de entrega,” COO da Daki, Rodrigo Maroja.

História da Daki: “Unicórnio mais rápido das Américas”

A história de sucesso da Daki começou com sua primeira dark store no bairro de Pinheiros, em São Paulo, que rapidamente se mostrou bem-sucedida. Em apenas seis meses, a empresa expandiu para dez dark stores estrategicamente localizadas em São Paulo e anunciou sua entrada no mercado do Rio de Janeiro. Essa trajetória de crescimento foi impulsionada por investimentos, incluindo uma rodada de financiamento de US$ 170 milhões liderada por fundos como Tiger Global, GGV e Balderton.

Um ano mais tarde, em janeiro de 2022, a Daki recebeu o segundo aporte de investimentos no valor de  US$ 260 milhões, ganhando o título de “unicórnio mais rápido das Américas”.

Foi assim também que do primeiro mês de atuação com apenas 13 colaboradores, hoje a Daki conta com um corpo de funcionários de mais de 1000 dakiers.

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IA em deliveries e compras personalizadas

Em seus investimentos focados em tecnologia e inovação, a Daki lançou uma nova versão do seu aplicativo com recursos de Inteligência Artificial (IA).

Entre as funcionalidades que a IA deve permitir para a startup melhorar a experiência do usuários, estão:

  • Um catálogo de produtos de acordo com os gostos individuais dos usuários: O app sugere produtos e listas personalizadas com base nas preferências de compra de cada cliente, levando em conta datas comemorativas, horários de pico e localidade;
  • Progressive Profiling: um questionário que coleta informações sobre os clientes para aprimorar ainda mais a experiência;
  • O cliente pode encontrar com mais facilidade os produtos que deseja, tornando o momento de compras mais associado ao “prazer” do que ao “tédio”.

Apenas em poucas semanas do novo aplicativo, a empresa já observou que os usuários são receptivos às sugestões de produtos e a taxa de conversão do app (a diferença entre o número de visitas e o de vendas concretizadas) aumentou.

Projeção de crescimento e planos para o futuro

Com seu compromisso contínuo com a inovação e a personalização, após o crescimento de cinco vezes no faturamento de 2022 ante 2021, a Daki projeta um crescimento expressivo em seu faturamento para 2023, tendo como meta aumentar as receitas em mais de 100%.

Segundo o COO, Maroja, um dos objetivos da Daki para 2023 é criar o mercado ideal para cada consumidor, analisando de maneira inteligente não só os hábitos de consumo de cada cliente, mas também as variáveis que influenciam no padrão de compra, como a região em que ele se localiza, o período do ano e até o clima.

“Entre os nossos planos de longo prazo, destaca-se um bastante desafiador: tornar-se o maior aplicativo de essenciais sob demanda do Brasil,” COO da Daki.

Até hoje, a startup tem a atuação limitada a cidades do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro (capital) e Niterói além de alguns bairros de Belo Horizonte – MG. Inicialmente, entretanto, o foco da Daki é consolidar sua presença nas regiões onde atua, antes de expandir para outras regiões do país. Dessa forma, a startup acredita que poderá oferecer uma ampla variedade de produtos e aprimorar constantemente a experiência do cliente antes de conquistar novos territórios.

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Camila Paim

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