CVM abre processo administrativo contra a IRB Brasil (IRBR3)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu na última segunda-feira (2) um processo administrativo contra a IRB Brasil (IRBR3). A autarquia quer apurar a saída do presidente do conselho de administração, Ivan Monteiro.

Monteiro renunciou ao cargo no dia 20 de fevereiro, entretanto sua saída foi divulgada apenas o dia 28. A IRB Brasil chegou a negar a informação, confirmando em seguida a demissão do executivo.

“Os assuntos mencionados em seus questionamentos estão sendo analisados no âmbito do Processo CVM SEI n 19957.001517/2020-05”, informou a CVM em nota.

Processos contra a IRB Brasil

A autoridade de controle do mercado financeiro brasileiro já tinha aberto outros três processos administrativos contra a IRB Brasil nas últimas semanas. O procedimentos foram iniciados após a gestora Squadra tinha publicado duas cartas acusando a resseguradora de irregularidades contábeis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo o jornal “Valor Econômico”, Ivan Monteiro teria saído por estar em desacordo com a gestão da empresa. Em resposta ao jornal, a IRB Brasil alegou que não aconteceu pedido de renúncia ao cargo de presidente do conselho de administração.

Monteiro foi indicado para presidir o conselho de administração em agosto de 2019. O executivo tem passagens pelo Banco do Brasil, Petrobras e BRF. Monteiro teria apresentado sua renúncia oficialmente, por “motivos pessoais”.

Ainda de acordo com as informações do jornal, o pedido de renúncia do executivo teria sido registrado pela IRB no Ministério da Economia há uma semana. Monteiro teria pedido para deixar o cargo, oficialmente, por “motivos pessoais” e por questões de saúde.

Saiba mais: IRB Brasil: Presidente do conselho de administração renuncia ao cargo

O conselho de administração da resseguradora se reuniu após a saída de Monteiro e nomeou Pedro Guimarães, atual presidente da Caixa Econômica Federal, como presidente interino.

Compra de ações da Berkshire Hathaway

Em uma teleconferência realizada antes da abertura do mercado na segunda-feira, executivos da IRB confirmaram a compra de ações por parte da Berkshire Hathaway, do mega-investidor Warren Buffett.

O presidente do IRB, José Carlos Cardoso, e o diretor financeiro, Fernando Passos, salientaram como a Berkshire Hathaway era já cliente e retrocessionária da resseguradora brasileira. A empresa norte-americana teria aumentado sua posição acionária recentemente.

Saiba mais: IRB Brasil (IRBR3): indicada a conselho fiscal é representante da Berkshire Hathaway no Brasil

Foi também confirmado que a advogada Márcia Cicarelli, representante da Berkshire Insurance no Brasil, foi indicada para o conselho fiscal da resseguradora.

A administração do IRB salientou como essa nomeação demonstraria a aproximação entre as duas empresas.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião