CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) retomam gradualmente as atividades afetadas por chuvas

A CSN (CSNA3) e a CSN Mineração (CMIN3) retomaram de forma parcial e gradativa as atividades de extração e movimentação na mina Casa de Pedra, planta localizada no Terminal de Carvão (TECAR), no porto de Itaguai, Rio de Janeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Na semana passada, as companhias haviam informado ao mercado a paralisação temporária das operações devido às intensas chuvas registradas na região Sudeste do Brasil, em especial, em Minas Gerais.

Agora, a CSN e a CSN Mineração seguem monitorando a situação das barragens de Casa de Pedra.

Segundo o documento enviado à Comissão de Valores (CVM) na segunda-feira (17), as companhias reiteram que estão avançando na correção de danos causados pela chuva, mas nenhuma anomalia foi detectada e suas estruturas permanecem “seguras e estáveis”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Após chuvas intensas, BofA reavalia investimentos na CSN e CSN Mineração

Com as recentes interrupções nas operações em Minas Gerais de mineradoras como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) devido às chuvas intensas, os analistas do Bank of America reavaliaram suas recomendações no setor de metais e mineração.

A tese dos analistas do banco é de que as suspensões decorrentes das chuvas podem aumentar os preços e, neste cenário, é preferível optar pelo aço à mineração.

A produção de minério de ferro é sazonalmente mais fraca globalmente no primeiro semestre, prejudicada pela estação chuvosa no Brasil e pela temporada de ciclones na Austrália, lembra o BofA. As condições do fenômeno meteorológico La Niña este ano podem aumentar essas interrupções, afetando não apenas a produção de minério de ferro, mas também a de carvão e de metais básicos.

Apesar de afirmar ter uma postura mais cautelosa em 2022 para o minério de ferro, o BofA diz que interrupções de fornecimento acima do normal para a temporada podem impactar os preços. “Em suma, preferimos aço à mineração, pois acreditamos que a demanda por aço ex-China deve permanecer sólida, suportando preços globais elevados.”

Com isso, o banco recomendou a compra da ação da CSN e da CSN Mineração.

Última cotação

Na última sessão, segunda-feira (17), as ações da CSN encerraram o pregão em queda de 2,26%, negociadas a R$ 25,14. Já os papéis da CSN Mineração tinham queda de 1,95%, cotados a R$ 7,04.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião