Crescimento global depende de ‘corrida’ entre vacinação e variantes, diz OCDE

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, afirmou nesta quinta-feira, 6, que a recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) global depende da “corrida” entre as taxas de vacinação contra a covid-19 e o avanço das variantes do coronavírus. Atualmente, a instituição prevê um crescimento mundial de 5,6% em 2021.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O líder participou do evento virtual “OCDE e USP: Reconfigurando o mundo a partir do conhecimento”, organizado pela Universidade de São Paulo.

Ao ressaltar que a pandemia reverteu “quase todo” o progresso econômico construído desde a crise financeira global de 2008, Gurría disse que as perspectivas agora estão melhorando. No entanto, ele frisou que os governos precisam continuar a fornecer apoio à economia enquanto vacinam a população.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo o líder, a recuperação será desigual entre os países.

Gurría encerrará este ano sua terceira gestão como secretário-geral da OCDE.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ele ascendeu ao posto em 2005. O mexicano será substituído pelo ex-ministro das finanças da Austrália Mathias Cormann, que assumirá o cargo em 1º de junho.

OCDE melhora projeções para PIB brasileiro e mundial em 2021

No início de março, a OCDE melhorou suas previsões para o desempenho da economia do Brasil nos próximos anos. Em relatório sobre perspectivas, a entidade informou que elevou a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2021, de 2,6% na estimativa de dezembro para 3,7% na atual. Já a expectativa de expansão em 2022 passou de 2,2% para 2,7%.

Veja Também: OCDE: política fiscal ativa e sustentável será essencial à retomada na AL

A organização internacional ainda previu que o PIB global crescerá 5,6% neste ano, depois de sofrer contração de 3,4% em 2020 em meio aos efeitos da pandemia de covid-19. Em dezembro, a OCDE tinha uma projeção mais modesta para a expansão global em 2021, de 4,2%.

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião