Crescimento do comércio mundial desacelera, segundo a OMC

Dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) apontam que o crescimento do comércio mundial de mercadorias desacelerou para 3,2% no primeiro trimestre de 2022, ante os 5,7% no último trimestre de 2021.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O monitoramento intitulado Barômetro do Comércio mostrou, ainda, que o crescimento do comércio no ano a ano pode desacelerar ainda mais.

“A desaceleração no primeiro trimestre refletiu apenas parcialmente o impacto do conflito na Ucrânia, que estourou no final de fevereiro. Os bloqueios na China também pesaram fortemente no comércio no primeiro trimestre”, explicou a OMC, em relatório.

O resultado do barômetro está em linha com a previsão mais recente da organização, feita em abril deste ano, que estima um crescimento de 3% no volume do comércio mundial em 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Desaceleração pode aumentar ainda mais

A organização pontuou que o indicador analisado permanece abaixo de um índice que representa os volumes reais de comércio de mercadorias, o que sugere que o número sob a base anual pode apresentar uma desaceleração ainda maior.

“O crescimento do comércio ano a ano pode desacelerar ainda mais, mas permanecer positivo quando as estatísticas oficiais do segundo trimestre estiverem disponíveis, com o comércio simultaneamente sobrecarregado pelo conflito na Ucrânia e impulsionado pelo levantamento dos bloqueios covid-19 na China”, completa.

Uma projeção revisada sobre o crescimento do comércio mundial deve ser divulgada no início de outubro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião