CPI da Covid recebe 173 pedidos de investigação no primeiro dia

A CPI da Covid recebeu em seu primeiro dia de funcionamento 173 solicitações de investigação sobre a conduta do governo de Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Entre os requerimentos, há pedidos para que sejam ouvidos os quatro ministros da Saúde que passaram pelo governo, o atual Marcelo Queiroga, Eduardo Pazuello, Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta. Para que as solicitações sejam atendidas é necessário serem pautadas pelo presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, para serem votadas pela comissão.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os requerimentos solicitam também informações sobre o fornecimento de respiradores, equipamentos de proteção individual (EPIs), “kit intubação”, abertura de leitos, fornecimento de oxigênio, aquisição de vacinas, seringas e distribuição de cloroquina para o chamado tratamento precoce.

Os pedidos também fazem referência à crise no fornecimento de oxigênio hospitalar em Manaus (AM). O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues, solicitou todos os documentos sobre o tema, enquanto que o senador Alessandro Vieira pediu que sejam convocados os gestores da cidade.

“É fato público e notório que Manaus está em colapso com o avanço dos casos de covid-19: as internações e os enterros bateram recordes, as unidades de saúde ficaram sem oxigênio e pacientes estão sendo enviados para outros estados. Lotados, os cemitérios precisaram instalar câmaras frigoríficas”, justificou Rodrigues.

CPI da Covid elege Omar Aziz como presidente e Renan Calheiros, relator

A CPI da Covid foi instalada ontem e elegeu como seu presidente, o senador Omar Aziz e Renan Calheiros para ser o relator do colegiado.

O senador Aziz foi eleito com oito votos, de um total de 11 e após isso, o presidente eleito escolheu Calheiros para ser o relator. A nomeação do relator foi alvo de disputa judicial, que teve seu último ato em decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1 ) quando a CPI já realizava sua reunião.

O MDB, de Calheiros, é a maior bancada do Senado, enquanto o PSD, de Aziz, fica em segundo lugar. Por isso, o resultado da eleição já era previsto como parte de um acordo entre os integrantes da CPI.

Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu que a CPI da Covid deverá atuar em investigações do dinheiro federal que foi para cidades e estados, além de eventuais omissões do governo no combate ao vírus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião