Balanços da semana

Reunião do Copom: Taxa Selic deve ser mantida em 6,5% ao ano

Mercado espera que após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), desta quarta-feira (20), a taxa básica de juros (Selic) da economia nacional seja mantida em 6,5% ao ano.

A decisão do comitê será anunciada ás 18h e caso a previsão seja confirmada, essa será a oitava manutenção consecutiva da taxa Selic. Além disso, a taxa básica de juros se manteria no menor patamar da série histórica, com início em 1986.

Essa será a primeira reunião do Copom comandada por Roberto Campos Neto, o novo presidente do Banco Central.

Na última semana, na cerimônia de transmissão de cargo, o novo presidente afirmou que seguirá buscando manter a inflação baixa e controlada. Além disso, ele ainda defendeu a autonomia da instituição.

Saiba mais: IPCA cresce de janeiro para fevereiro e fica em 0,43%, segundo IBGE

Saiba mais: Copom mantém Selic em 6,5% ao ano; é a 7ª manutenção seguida

Metas para a inflação

A principal ação do Banco Central está ligada ao controle da inflação. Para isso, será utilizado como base um sistema de metas, que funciona da seguinte forma:

  • Para 2019, a meta central é deixar a inflação em 4,25%, podendo oscilar entre 2,75% e 5,75%;
  • Para 2020, a meta central é de 4%, com intervalos de tolerância entre 2,5% e 5,5%.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,43% no mês de fevereiro. Além disso, do acumulado de 12 meses com fim em fevereiro, o índice estava em 3,89%.

Conforme apontou o mercado financeiro na última semana, o IPCA deverá somar 3,89% em 2019. No entanto, o valor fica abaixo da meta central de inflação estimada em 4,25% para este ano.

A relação entre inflação e taxa Selic é uma espécie de balança. Quando as estimativas para a inflação estão alinhadas com a meta, o Banco Central reduz a taxa básica de juros. Em contrapartida, a taxa Selic é aumentada quando a trajetória da inflação está acima do esperado.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião