Copom mantém taxa Selic inalterada em 15% ao ano
Como já era esperado pelo mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve nesta quarta-feira (10) a taxa básica de juros brasileira, a taxa Selic, inalterada em 15% ao ano. Esta é a quarta reunião consecutiva de manutenção dos juros.
Na última reunião de 2025, o Copom seguiu as estimativas dos analistas e manteve os juros elevados no maior patamar desde julho de 2006. Desde setembro do ano passado, a autoridade monetária elevou a Selic sete vezes seguidas, até julho deste ano.
A manutenção da taxa Selic no Brasil ocorre no mesmo dia em que o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, reduziu os juros em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 3,5% a 3,75% ao ano.
Taxa Selic deve cair a partir do começo de 2026
Apesar do cenário de inflação mais suave, os analistas ainda estão divididos em relação à data de redução da taxa Selic. Parte do mercado aponta que os juros devem começar a cair já na primeira reunião, em janeiro, enquanto outros especialistas entendem que os cortes devem demorar um pouco mais.
“A inflação de novembro veio em 0,18%, abaixo das projeções do mercado, que esperava 0,20%, e dentro do teto da meta de 4,5% estabelecido pelo Banco Central. Esse resultado sugere um cenário de preços mais controlados, mas ainda exige cautela. No entanto, o cenário político interno, com as eleições de 2026 no horizonte, adiciona volatilidade, o que pode afastar a possibilidade de um corte imediato da taxa Selic”, explica Volnei Eyng, CEO da Multiplike.