Copom não vê aumento da Selic de imediato mas sinaliza mudanças “em breve”

O Comitê de Política Monetária (Copom) reiterou que não vê necessidade de aumento imediato da taxa básica de juros (Selic), porém sinaliza que “em breve” as condições poderão não ser satisfeitas. O comitê divulgou a ata da última reunião do Banco Central (BC), que definiu a permanência da Selic em  2% ao ano, nesta terça-feira (15).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo o documento, o atual cenário supõe uma trajetória de juros que encerra 2020 em 2,00% a.a e se eleva até 3,00% a.a em 2021 e 4,50% a.a. em 2020. Na análise dos membros do Copom o atual nível de estímulo monetário, produzido pela manutenção da Selic, “está adequado”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No entanto, a ata aponta que a manutenção do cenário econômico do Brasil em 2021 e 2022 sugere que “em breve, as condições para a manutenção do forward guindance (indicação) podem não ser mais satisfeitas, o que não implica mecanicamente uma elevação da taxa de juros pois a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo extraordinariamente elevado frente às incertezas quanto à evolução da atividade”.

Copom vê alta da inflação temporária

No documento, os membros do Comitê apontaram que as últimas leituras de inflação foram acima do esperado. Além disso, a ata aponta que em dezembro, apesar do arrefecimento previsto para os preços dos alimentos, a inflação deve se mostrar elevada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Entretanto, o Copom indica que os choques atuais da pressão inflacionária são temporários, mas que segue monitorando sua evolução com atenção.

“O Copom avaliou que essas condições seguem satisfeitas: as expectativas de inflação assim como as projeções de inflação de seu cenário básico permanecem abaixo da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária; o regime fiscal não foi alterado; e as expectativas de inflação de longo prazo permanecem ancoradas”, informou o documento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

  

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião