Copel (CPLE3): Estado do Paraná pede dividendo extra à companhia

A Companhia Paranaense de Energia – Copel (CPLE3;CPLE5; CPLE6) informou nesta sexta-feira (8), via fato relevante, que o Estado do Paraná, acionista controlador da empresa, solicitou a distribuição de dividendos extraordinários “no maior valor possível” neste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

” O Estado do Paraná solicita a distribuição de dividendos extraordinários, contra as reservas de lucros distribuíveis constantes das demonstrações financeiras anuais ou semestrais da Copel, no maior valor possível, considerando as necessidades de caixa da Companhia ao longo do exercício de 2021″, declara o governo paranaense em carta enviada à companhia e divulgada no comunicado.

Além disso, o governo do Paraná anunciou sua intenção de vender suas ações de emissão da companhia elétrica, mas sem perder o controle acionário.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Sobre a migração do Nível 1 para o Nível 2 de Governança Corporativa da B3, o Estado comunicou sua intenção em manifestar-se favoravelmente, mas com a condição de que seja realizada uma oferta secundária de ações, onde o governo poderia vender ações.

No ofício, o Estado explicou que condiciona seu apoio à “a realização e liquidação de oferta pública de distribuição secundária de ações de titularidade do Estado do Paraná e de emissão da Companhia, oferta essa que poderá, inclusive, ser de UNITs, caso o Programa de UNITs já tenha sido implementado, em conjunto com a oferta a ser realizada pelo BNDES Participações S.A. — BNDESPAR (“BNDESPar”)”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Em resposta ao Estado do Paraná, a Copel disse que a administração irá avaliar a possibilidade de distribuição de dividendos extraordinários.

Última cotação da Copel

A ação da Copel, negociada na B3 sob o ticker CPLE3 fechou a sessão desta sexta-feira apresentando uma alta de 3,41%, aos R$ 67,87. No ano, o papel mostra uma queda de 0,92% frente ao fechamento a R$ 70,00 em dezembro do ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião