Congresso dos Estados Unidos confirma vitória eleitoral de Joe Biden

O Congresso dos Estados Unidos confirmou, na madrugada desta quinta-feira (7), a vitória eleitoral do democrata Joe Biden, presidente eleito em novembro de 2020. O processo de votação do Colégio Eleitoral foi retomado horas após o Capitólio, na capital estadunidense, ter sido invadido por manifestantes pró-Donald Trump.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O novo presidente dos Estados Unidos foi confirmado pelo vice-presidente Mike Pence, que leu a contagem dos 538 votos dos 50 estados e do Distrito de Columbia — o democrata ficou com 306 votos eleitorais, enquanto Trump terminou com 232.

Trump, por meio de um comunicado oficial, se comprometeu em realizar uma transição de poder a Biden, no dia 20 de janeiro, de forma ordenada. Ele, no entanto, diz que continua a “discordar totalmente com o resultado da eleição”, alegando que isso “representa o fim do maior primeiro mandato da história presidencial”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em seu discurso, após a retomada dos trabalhos, Pence disse que a última quarta-feira (6) foi um “dia sombrio” para o poder Legislativo estadunidense. “Para aqueles que causaram danos ao Capitólio hoje, vocês não ganharam”, afirmou, salientando que, diferentemente de relatos daquela tarde, não chegou a deixar o Capitólio para um lugar mais seguro.

Nos Estados Unidos, o vice-presidente também cumpre o papel de presidente do Senado. O cargo será ocupado pela demorata Kamala Harris pelos próximos quatro anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

“A violência nunca vence. A liberdade vence, e esta ainda é a casa do povo. Ao nos reunirmos novamente nesta casa, o mundo testemunhará mais uma vez a resiliência e a força de nossa democracia, mesmo depois de violência e vandalismo sem precedentes”, afirmou Pence.

Biden diz que invasão foi “ataque à democracia” dos Estados Unidos

Após a invasão do Congresso pelos manifestantes pró-Trump, Joe Biden realizou um pronunciamento dizendo que a democracia do país sofreu “um ataque sem precedentes”.

“A esta hora, nossa democracia está sob um ataque sem precedentes. Diferente de tudo que vimos nos tempos modernos. Um ataque à cidadela da liberdade, o próprio Capitólio. Um ataque aos representantes do povo e à polícia do Capitólio, que jurou protegê-los. E os funcionários públicos que trabalham no coração de nossa República”, afirmou o presidente eleito.

O processo de certificação das eleições presidenciais, tradicionalmente ocorrido na primeira semana do ano subsequentes às votações, costuma ser tranquilo e apenas confirmatório, mas alguns republicanos planejaram se opor aos votos dos estados em que Trump perdeu.

Foram vistas cenas violentas, transmitidas em tempo real em todo o país — segundo a política local, uma mulher foi baleada e morta em meio aos distúrbios. Ultimamente têm sido registradas frequentes manifestações políticas em Washington, mas o confronto com a polícia nos degraus do Capitólio gerou indignação dos legisladores e autoridades do país.

“O que estamos vendo é um pequeno número de extremistas dedicados à ilegalidade”, disse Biden. O novo presidente dos Estados Unidos pediu a Trump que fosse à televisão “para cumprir seu juramento, defender a constituição e exigir o fim deste cerco”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião