Confiança da Indústria recua em julho, aponta prévia da FGV

A prévia do Índice Confiança da Indústria (ICI) divulgado nesta segunda-feira (22) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou recuo de 1,7 ponto em julho comparado com junho, para 94,0 pontos.

Além da piora do Índice de Confiança da Indústria, outros indicadores também demonstraram queda. A pesquisa da Sondagem da Indústria consultou ao todo 784 empresas entre os dias 1° e 18° de julho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-1-4.png

Resultados

O Índice da Situação atual (ISA) teve recuo de 2,5 pontos para 94,1 pontos.Por sua vez, o Índice de Expectativa indicou queda de 0,9 ponto percentual para 94,1 pontos. Esse valor é correspondente ao menor patamar desde julho de 2017.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) registrou alta de 0,6 ponto percentual em relação ao mês anterior. Dessa forma, antes se encontrava em 75,0%, agora se encontra em 75,6%.

Confiança do empresário

Na última quinta-feira (18) a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). O indicador registrou aumento de 0,5 ponto percentual em julho comparado com junho. Desse forma, o índice que vai de 0 a 100, chegou a 57,4 pontos.

Saiba Mais: Confiança do empresário sobe 0,5 ponto em julho, diz CNI

Essa marca alcançada pelo ICEI no mês de julho mostra que o índice ficou 2,9 pontos acima da média histórica de 54,5 pontos. Além disso, ficou 7,2 pontos acima do registrado em julho de 2018. Entretanto, o mesmo período do ano anterior foi afetado pela greve dos caminhoneiros.

Indicador de Incerteza da Economia

No final do mês de maio, dia 28, a fundação divulgou o Indicador de Incerteza da Economia que registrou queda de 0,4 ponto entre maio e junho deste ano. Desse modo, passou de 119,5 pontos para 119,1 pontos no período.

Esse indicador recuou depois de duas altas seguidas e foi influenciado principalmente pelas mídias que veicularam notícias frequentes sobre a incerteza econômica. O setor obteve uma baixa de 2,4 pontos.

Saiba Mais: FGV: Indicador de Incerteza da Economia recua 0,4 ponto entre maio e junho

O Indicador de Incerteza da Economia – Brasil (IIE-Br) busca medir a incerteza da economia brasileira a partir de informações coletadas dos principais jornais do país, do Ibovespa e das expectativas do mercado financeiro acerca de variáveis macroeconômicas.

O resultado oficial do Índice de Confiança da Indústria será divulgado no dia 29 deste mês.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião