Setor de commodities deve ser destaque na temporada de balanços, diz XP

A XP Investimentos divulgou um relatório nesta segunda-feira (26) com suas expectativas para a temporada de balanços do primeiro trimestre desse ano. Os analistas têm perspectivas positivas para as companhias, embora definam o cenário macroeconômico como ‘desafiador’.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com dados divulgados pela Bloomberg, o mercado prevê que o lucro operacional do Ibovespa continue no mesmo patamar  apresentado na temporada de balanços no quarto trimestre de 2020, mas deve avançar em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Além disso, durante essa temporada de balanços, os analistas da XP esperam que os setores de destaque sejam:

  • Commodities
  • Tecnologia
  • Supermercados
  • Bancos

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo os analistas, as empresas do setor de commodities devem ser beneficiadas pela forte demanda da China e dos EUA, e destacam que os resultados provavelmente serão afetados positivamente pela desvalorização do real perante ao dólar.

Já o setor de tecnologia deve se destacar principalmente no segmento de e-commerce. “No setor de Varejo, esperamos um forte desempenho online favorecido por estratégias comercias relacionadas apolíticas de frete grátis e comissões mais baixas”, explica o relatório.

Para o setor de supermercados, é esperado um resultado sólido, mas com um crescimento mais calmo, quando comparado com os últimos três meses de 2020.

Por sua vez, os resultados do setor bancário deve ser puxado pelas provisões menores, bem como por volumes maiores e redução de custos. De acordo com a XP, os lucros devem voltar aos níveis vistos em 2018 e 2019.

Além disso, questões sobre Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, na sigla em inglês), devem estar mais presentes nos relatórios dos balanços das empresas, de acordo com a visão da XP, uma vez que os investidores estão mais atentos a isso.

Temporada de balanços do 4T20 acaba com alta de 100% no lucro

Vale lembrar que, mesmo em meio a um cenário mais delicado devido a pandemia, durante o quarto trimestre de 2020 o lucro das companhias com capital aberto avançou mais de 100% em comparação com o mesmo período em 2019, de acordo com um estudo divulgado pela Economatica no início desse mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Durante a temporada de balanço do último trimestre do ano passado, o lucro líquido das empresas somou R$ 62,1 bilhões, sendo mais que o dobro do lucro líquido apurado em 2019, uma vez que avançou 102,9%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião